Tecnologia: O 90º aniversário da primeira demonstração da televisão é homenageado com um doodle do Google

O 90º aniversário da primeira demonstração da televisão é homenageado com um doodle do Google - Imagem: Google
O 90º aniversário da primeira demonstração da televisão é homenageado com um doodle do Google – Imagem: Google

 

 

 

John Logie Baird é homenageado pelo Google com um Doodle pelo 90º aniversário da primeira demonstração da televisão. O Doodle é a preto e branco, tal como eram as imagens no início da caixa mágica. O inventor recebe um lugar de destaque no Doodle, tal como merece.

 

 

Doodle do Google comemora John Logie Baird e a primeira demonstração da televisão
Doodle do Google comemora John Logie Baird e a primeira demonstração da televisão

 

 
No dia 26 de janeiro de 1926, o escocês fez a primeira demonstração da televisão no Royal Institution em Londres, para cerca de 50 cientistas (é este evento histórico que a Google comemora esta terça-feira). A demonstração foi tão bem sucedida que pouco tempo depois assinou um contrato de exclusividade com a BBC para algumas transmissões experimentais. O padrão de definição desse primeiro televisor mecânico era de apenas 30 linhas.

 

 

 
Biografia de John Logie Baird

 

 

John Logie Baird
John Logie Baird

John Logie Baird nasceu a 14 de Agosto de 1888 em Helensburgh na costa oeste da Escócia. John era filho de um clérigo e teve problemas de saúde durante a maior parte da sua vida. Os seus estudos em Glasgow foram interrompidos pela Primeira Guerra Mundial. Rejeitado como incapaz para o exército, atuou como um engenheiro superintendente de Clyde Valley Electrical Power Company. Quando a guerra terminou ele estabeleceu-se em negócios, com resultados variados. Em seguida Jonh mudou para o sul da Inglaterra e aplicou-se na tentativa de construir uma televisão, um sonho de muitos inventores há vários anos.

 

 

 

 

John começou a fazer experiências para tentar criar uma televisão durante a década de 20, apesar de ter estado algo doente. Finalmente conseguiu em 1924 numa casa no Soho onde enviou uma imagem televisionada a alguns metros de distância. Em 26 de Janeiro de 1926 Jonh deu a primeira demonstração duma verdadeira televisão diante de 50 cientistas.

 

 

 

 
Em 1927, demonstrou pela primeira vez a televisão a 438 milhas (700 quilômetros) de distância através da linha telefônica entre Glagow e Londres e formou a Baird Television Development Company (BTDC). No ano seguinte a sua empresa fez a primeira transmissão transatlântica entre Londres e Nova Iorque e a primeira transmissão até um navio no meio do Atlântico. Em 1929, os Correios Alemães deram lhe as facilidades para desenvolver um sistema de televisão baseado no sistema mecânico por ele inventado, o único existente até à altura.

 

 

 

 

Em 1930, som e imagem começaram a ser enviados em conjunto, inicialmente eram enviados alternadamente. No entanto, os sistemas mecânicos inventados por Baird rapidamente se tornaram obsoletos, pois foram rapidamente desenvolvidos por Marconi nos Estados Unidos. Embora tivesse investido mais em sistemas mecânicos, a fim de alcançar os primeiros resultados, Baird teve também explorando sistemas eletrônicos em uma fase inicial. Nessas alturas, um comitê de investigação da BBC, em 1935, pôs lado a lado o sistema de televisão de Baird, e a de Marconi (totalmente eletrônica), que trabalhou em 405 linhas contra as 240 de Baird. Baird morreu em 14 de Junho de 1946 em Bexhill-on-Sea em Sussex.

 

 

 
Outros inventores importantes

 

 

 

Para além de John Logie Baird, muitos outros inventores contribuíram com o seu trabalho para a invenção da televisão.

 

 

 

Uma das grandes contribuições foi dada em 1817, pelo químico sueco Jons Jacob Berzelius, quando descobriu o selénio. Essa descoberta viria a ser aproveitada pelo inglês Willoughby Smith, em 1873, ao comprovar que esse elemento era capaz de transformar energia luminosa em energia elétrica, algo essencial para a transmissão de imagens através da corrente elétrica.

 

 

 

 

Em 1875, o americano G. R. Carey construiu o primeiro aparelho que transmitia imagens através das ondas eletromagnéticas. Trata-se do teletroscópio, um precursor do televisor.

 

 

 

No ano de 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, uma invenção que seria aprofundada na Rússia por Boris Rosing.

 

 

 

 

Em 1923, já com Baird também a trabalhar na sua invenção, o russo Wladimir Zworykin descobriu o iconoscópio, um dispositivo que utilizava tubos de raios catódicos. Quatro anos mais tarde, em 1927, Philo Farnsworth desenvolveu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas infelizmente o nível de resolução era bastante fraco.

 

 

 

 

Da Redação