Tecnologia: Google homenageia com um doodle o 30º aniversário da rede mundial de computadores “World Wide Web” ou WWW. – 12/03/2019

Google homenageia com um doodle o 30º aniversário da rede mundial de computadores “World Wide Web” ou WWW. – 12/03/2019 – www.google.com/doodles

 

 

O Google homenageia nesta terça-feira, 12 de março de 2019, os 30 anos da “World Wide Web” (WWW). A internet pode ser dividida antes e depois da rede mundial de computadores. A invenção de Sir Tim Berners-Lee concebida em um laboratório da Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (CERN), na Suíça, transformou a história moderna.

 

“Vago, mas emocionante.”

 

 

 

Foi assim que o chefe de Sir Tim Berners-Lee respondeu à sua proposta intitulada “Gerenciamento da Informação: Uma Proposta”, apresentada em 1989, quando o inventor da World Wide Web (WWW) era um engenheiro de software de 33 anos. Inicialmente, Berners-Lee imaginou “um grande banco de dados de hipertexto com links digitados”, chamado “Mesh”, para ajudar seus colegas do CERN (um grande laboratório de física nuclear na Suíça) a compartilhar informações entre vários computadores.

 

 

 

O chefe de Berners-Lee permitiu que ele desenvolvesse o humilde fluxograma em um modelo de trabalho, escrevendo a linguagem HTML, o aplicativo HTTP e o WorldWideWeb.app – o primeiro navegador da Web e editor de páginas. Em 1991, os servidores Web externos estavam funcionando.

 

 

 

A Web logo revolucionaria a vida como a conhecemos, inaugurando a era da informação. Hoje, existem quase 2 bilhões de sites online. Quer você o use para e-mail, lição de casa, jogos ou conferir vídeos de filhotes fofos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a Web.

 

 

 

Não deve ser confundida com a internet, que vinha evoluindo desde a década de 1960, a World Wide Web é uma aplicação online construída sobre inovações como linguagem HTML, “endereços” de URL e protocolo de transferência de hipertexto, ou HTTP. A Web também se tornou uma comunidade descentralizada, fundada em princípios de universalidade, consenso e design de baixo para cima.

 

 

“Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo”, disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. “A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo.”

 

 

Feliz 30º aniversário na World Wide Web!

 

 

Da Redação com informações divulgadas pelo Google