Tecnologia: Etecs das regiões de Sorocaba e Rio Preto coletam mais de uma tonelada de resíduos eletrônicos

Etecs das regiões de Sorocaba e Rio Preto coletam mais de uma tonelada de resíduos eletrônicos - Foto: Divulgação
Etecs das regiões de Sorocaba e Rio Preto coletam mais de uma tonelada de resíduos eletrônicos – Foto: Divulgação

 

 

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, localizada em Votorantim, na Região de Sorocaba, está com um projeto permanente de coleta de lixo eletrônico na cidade. Por meio do Descarte Green, a população pode depositar na unidade computadores, monitores, acessórios, pilhas, baterias, celulares, televisores e outros equipamentos.

 

 

 

 

Os materiais são armazenados em um contêiner instalado na escola e encaminhados para reciclagem pela Sinctronics, parceira da Etec no projeto. Em contrapartida, os estudantes podem fazer visitas técnicas periódicas à empresa para aprender sobre o processo de reaproveitamento dos resíduos em escala industrial e integrado à cadeia de manufatura.

 

 

 

 

“Além de entenderem a importância da logística reversa para o meio ambiente, os alunos conseguem enxergar também uma oportunidade de carreira. Percebem é necessário muito conhecimento tecnológico para coletar e transformar resíduos eletroeletrônicos em matéria prima e peças para novos produtos”, afirma Elieslei Barbosa, professor responsável pelo Descarte Green.

 

 

 

 

O projeto começou no início do ano passado e já encaminhou aproximadamente 600 quilos de materiais para destinação adequada até setembro, quando foi feito o último balanço.

 

 

 

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina, responsável por 36% do descarte de equipamentos como celulares e computadores no continente.

 

 

 

 

Resíduo zero

 

 

 

Na Região de São José do Rio Preto, estudantes da Etec de Santa Fé do Sul participaram da competição Sou resíduo zero. Estudantes de todas as turmas foram estimulados a produzir a menor quantidade de lixo no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, coletar e levar à unidade mais resíduos produzidos em casa. Ao todo, foram coletados 630 quilos de material reciclável, como plásticos, papel e alumínio – 230 quilos a mais do que na campanha do ano passado. Somente a turma vencedora arrecadou 95 quilos e gerou zero resíduo em sala de aula.

 

 

 

 

“A atividade tem um impacto muito grande na redução de lixo na escola. E o mais importante é que os alunos levam essa cultura de responsabilidade ambiental para casa, influenciando a família a descartar corretamente os resíduos domésticos”, comemora o coordenador pedagógico da Etec, Marcos Reis.

 

 

 

Serviço
Projeto Descarte Green
Local: Etec Prof. Elias Miguel Júnior, em Votorantim
Rua Irma Ferrarezi, s/nº – Bairro Votocel
Data: de segundas à sexta-feiras
Horário: das 7 às 18 horas

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza