Tecnologia: Acordo de Desenvolvimento traz Centro de Irradiação ao Brasil

Acordo de Desenvolvimento traz Centro de Irradiação ao Brasil
Acordo de Desenvolvimento traz Centro de Irradiação ao Brasil

 

A agência de promoção de investimentos e competitividade do Governo do Estado, Investe São Paulo, responsável pela interlocução com entidades governamentais, informações estratégicas e questões de licenciamento ambiental, tributação e infraestrutura, teve participação importante no Acordo de Desenvolvimento de Projeto (ADP) para a implementação e operação conjunta de um Centro de Irradiação no Brasil.

 

 

 

 

O documento foi assinado pela Corporação Estatal de Energia Nuclear “Rosatom”, através de sua subsidiária, Rosatom Healthcare” (RHC), e a empresa brasileira CK3 – do lado russo, pelo diretor geral da RHC, Denis Cherednichenko, e do lado brasileiro, pelo diretor da CK3, Raphael Guiguer.

 

 

 

 

Durante meses, ambas as empresas estudaram as necessidades do mercado, os regulamentos, as alternativas tecnológicas, entre outros aspectos fundamentais para desenvolver as soluções mais avançadas para os clientes locais.

 

 

 

 

O ADP é o fio condutor da formação de uma empresa conjunta voltada à oferta de serviços de irradiação para o mercado brasileiro, usando tecnologias russas baseadas em aceleradores de elétrons e raios X para a esterilização de produtos farmacêuticos, cosméticos e de saúde, entre outras aplicações industriais.

 

 

 

 

O projeto combina o conhecimento russo na área das tecnologias de radiação e a experiência brasileira com o mercado local. As experiências da RHC e da CK3 têm como objetivo oferecer serviços de alta qualidade aos clientes, seguindo a estratégia da Rosatom de aumentar sua participação no mercado latino-americano.

 

 

 

 

“Nossa joint venture está trazendo uma alternativa atraente para o mercado brasileiro com uma solução ambientalmente correta”, explica Raphael Guiguer, diretor de projetos da CK3. Ao contrário de outros métodos de esterilização, os aceleradores de elétrons e de raios X não liberam gases tóxicos nem geram resíduos. “Estamos ansiosos para os próximos passos para começar a oferecer serviços aos clientes.”

 

 

 

 

“Nós vemos grande potencial no mercado brasileiro de esterilização de produtos médicos por radiação. O uso de tecnologias de radiação na área da saúde do Brasil pode melhorar significativamente a segurança e qualidade dos bens e serviços. Produtos médicos hermeticamente embalados podem ser efetivamente esterilizados, o que reduz o risco de contaminação na fase de produção. Produtos tratados com o método de esterilização por radiação também aumentarão o potencial de exportação das empresas brasileiras que se dedicam à produção de produtos para a medicina”, fala Cherednichenko.

 

 

 

 

“Nós temos estudado o mercado de irradiação há algum tempo e, apesar de relevante no mundo, ele tem pouco investimento em nosso país. O potencial desse setor nos levou à decisão de investir para diversificar nosso portfólio”, complementa Rodrigo Cherkezian, diretor de relações com investidores da CK3.

 

 

 

 

Sobre as empresas

 

 

 

A JSC Rusatom Healthcare foi criada pela subsidiária da Corporação Estatal “ROSATOM” – a empresa JSC “ATOMENERGOPROM” para fins de desenvolvimento e produção de equipamentos e produtos de radionuclídeos para medicina nuclear e radiologia médica, bem como equipamentos industriais e soluções de esterilização para o processamento de diferentes tipos de produtos com radiação ionizante com base em instalações de feixe de elétrons e raios gama.

 

 

 

 

A CK3 é uma empresa brasileira de consultoria e participações, com experiência no desenvolvimento de projetos em diversos setores, com foco em infraestrutura e negociações internacionais. A empresa faz parte do grupo Cherkezian, fundado nos anos 70. Suas controladoras têm atividades no desenvolvimento imobiliário e no comércio varejista.

 

 

 

 

A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

 

 

 

 

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

 

 

 

 

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.

 

 

 

 

Da Redação com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo.