São Paulo – Educação: Fatec São José dos Campos é campeã da Maratona de Programação InterFatecs

Equipe da Fatec São José dos Campos recebe o troféu de campeão
da sétima Maratona de Programação InterFatecs – Foto: Divulgação

 

 

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos conquistou o primeiro lugar da sétima Maratona de Programação InterFatecs. Promovido anualmente pelo Centro Paula Souza (CPS), o torneio é uma das maiores competições de programação de computadores do País. A edição 2018 foi realizada no último sábado, 25, na Fatec Americana.

 

Os alunos Guilherme Ferreira Fabian, Heitor Miranda Moreira e Sergio Hilgert Junior, da equipe Paitom 3, orientados pelo professor Reinaldo Arakaki, resolveram o maior número de problemas no menor tempo possível, durante as cinco horas de prova, e levantaram o troféu da maratona. Em segundo e terceiro lugar, ficaram as equipes Three.js e Dois Leandros e Um Não, ambas da Fatec São Paulo, da Capital.

 

 

 

A disputa da etapa final reuniu mais de 180 estudantes, distribuídos em 48 equipes, de diversas Fatecs do Estado, além da Escola Técnica Estadual (Etec) de Guaianazes. A maratona tem como desafio a resolução de problemas utilizando as linguagens de programação C, C++ e Java.

 

 

 

Disputa de algoritmos

 

 

 

A proposta da InterFatecs é aprimorar técnicas de implementação de algoritmos entre os estudantes, além de estimular a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

 

 

 

O torneio é dividido em duas fases. A primeira é online e ocorreu no dia 19 de maio, em cada uma das unidades participantes, com 350 grupos inscritos. Cada equipe contou com três alunos titulares e um reserva.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza