Fenadoce 2015: Embrapa programa visitas técnicas para público do Festival Gastronômico da Fenadoce

A pesquisa agropecuária faz o resgate da biodiversidade. Abóboras fazem parte deste acervo. - Foto: Paulo Lanzetta
A pesquisa agropecuária faz o resgate da biodiversidade. Abóboras fazem parte deste acervo. – Foto: Paulo Lanzetta

 

 

 

A Embrapa Clima Temperado participa este ano de maneira diferente da Fenadoce. O tradicional estande institucional será substituído por ações junto ao Festival Gastronômico, um espaço que a Feira realiza nesta edição para discutir a gastronomia e a cultura alimentar e regional. Aberto ao público em geral, acontece um Fórum Gastronômico para oportunizar a valorização da produção agrícola local ao trazer novidades gastronômicas e comerciais. Uma das formas dessa valorização será feita com o agendamento de visitas técnicas à Unidade de pesquisas, em Pelotas. Dois encontros estão marcados: o primeiro, em 29 de maio, e o segundo, em 12 de junho.


As visitações acontecem no turno da manhã e tem a intenção de aproximar chefs e profissionais de cozinha da pesquisa desenvolvida pela Embrapa, especialmente, em relação às opções de cultivares com aptidão para a culinária, bem como os biofortificados e a produção de alimentos de base ecológica. O roteiro será realizado na Sede da Unidade de pesquisas, em Pelotas.

 

 
Serão apresentados aos participantes do Fórum o melhoramento genético e/ou a conservação e resgate de algumas variedades de frutas de clima temperado, pequenas frutas e frutas nativas, curcubitáceas, batatas e cana-de-açúcar.

 
O Festival Gastronômico

 

 

 

Ele foi criado para divulgar a gastronomia regional e vai contar com a participação de chefs, nutricionistas, profissionais de cozinha, alunos de gastronomia e nutrição, historiadores e técnicos de turismo. Terá cerca de 15 ações, que irão envolver toda a cidade de Pelotas e a comunidade em atividades gratuitas, cursos, debates e exposições ligadas à culinária. Entre as ações estão: Fórum Gastronômico, com a presença de chefs estaduais e nacionais; Exposição e comercialização de produtos regionais; Cursos; Visitas Técnicas; Rodada de Negócios do Sebrae; Presença de chefs nas escolas e comunidades; Comida na Praça, entre outras.

 
Debates e exposições ligadas à culinária

 

 

 

A Embrapa Clima Temperado vai participar também da sessão de discussões sobre determinadas culturas agrícolas, praticadas e melhoradas através da pesquisa, presentes na região. Os debates vão acontecer nos auditórios do Centro de Eventos da Fenadoce.

 

 
Nesta quarta-feira, 27 de maio, às 16h, acontece a apresentação do tema A manutenção dos butiazais na região Sul pela pesquisadora Rosa Lia Barbieri. Na sexta-feira, 29 de maio, às 15h, acontece a palestra A Importância das Frutas Nativas para a Gastronomia do RS com a pesquisadora Márcia Vizzotto. Na mesma tarde, às 16h, está marcada a discussão Sementes Crioulas e Biodiversidade do RS pelo pesquisador Gilberto Bevilácqua.

 

 
No mês de junho há também uma programação para a apresentação do programa Arranjo Produtivo Local Alimentos – APL Alimentos – pela governança do Arranjo e da Banca 78 do Mercado Público de Pelotas e depoimento de produtor local. A ação está agendada para o dia 3 de junho, às 18h. E no dia 12 de junho, às 17h, a Embrapa apresenta o desenvolvimento da pesquisa da cultivar Arroz Cachinho, através do pesquisador Paulo Fagundes e ainda a apresentação de experiências de um produtor local.

 

 
Haverá também a exposição e comercialização de produtos regionais nos pavilhões da Fenadoce, onde os visitantes poderão conhecer e adquirir os produtos oriundos da agricultura familiar. Dessa forma, também serão estimuladas novas possibilidades de negócios para os produtores locais.

 

 

 
Da Redação com informações provenientes de Cristiane Betemps – Embrapa Clima Temperado