Embrapa – Tecnologia: Universidade de Viçosa promove debate sobre as perspectivas do setor de biodiesel

Universidade de Viçosa promove debate sobre as perspectivas do setor de biodiesel
Universidade de Viçosa promove debate sobre as perspectivas do setor de biodiesel

 

 

 

 

Perspectivas para o setor do biodiesel será o tema do II Workshop de Bioenergia promovido pelo Centro de Conhecimento em Bioenergia da Universidade Federal de Viçosa/MG, nos dias 11 e 12 de junho. O objetivo do evento é promover o debate de temas do setor de bioenergia, revelar tendências e opiniões do setor e possibilitar troca de conhecimento.

 

 

Três painéis serão apresentados ao longo do evento, que acontece no auditório do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade mineira. No primeiro dia, o “Cenário atual: Perspectivas na legislação e na produção” será demostrado. Uma das palestras será ministrada pelo chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza que abordará a “Formulação de políticas para o setor agro energético e avanços das fontes de matriz energética”. O Centro de Pesquisa é uma das instituições apoiadora do evento. “Estamos apoiando, pois achamos fundamental promover discussões no tema”, salienta Manoel Souza.

 

 

 

Neste mesmo painel também será debatida “Macaúba dentro do cenário de bioenergia:pesquisas e avanços ambientais na produção”, pelo professor da UFV, Sérgio Motoike e a “Legislação e políticas para a cadeia: gargalos e avanços, por Edna Carmélio da Elo de Valores Consultoria.

 

 

 

 

No último dia, no painel “O setor de bioenergia: avanços tecnológicos e ambientais” serão debatidos os temas da diversificação da matéria-prima para o biodiesel, apresentado por Juliana Bevilaqua da Petrobras Biocombustíveis e as vantagens ambientais e tecnológicas do bioquerosene, pelo representante da Ubrabio, Donizete Tokerski.

 

 

 

O mercado do biodiesel será o tema o último painel. A influência do aumento da mistura do mercado de combustível, as dificuldades e avanços do mercado externo desse biocombustível, com as contribuições do representante da Aprobio, Júlio Minelli, e ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

 

 

Inscrições

 

 

 

Mais informações sobre o evento acesse o site da Embrapa. As inscrições estão abertas nos valores de R$ 40,00 para estudantes e R$60,00 para profissionais, pelo link.

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e de Daniela Collares – Embrapa Agroenergia