Saúde: Dia de combate às leishmanioses será celebrado na Fiocruz

Dia de combate às leishmanioses será celebrado na Fiocruz
Dia de combate às leishmanioses será celebrado na Fiocruz

 

 

Em virtude da Semana Nacional de Combate às Leishmanioses, celebrada em agosto, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove uma série de atividades visando o intercâmbio de conhecimento e o incentivo a novas parcerias. O 3° Encontro Comemorativo da Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, discutirá a pesquisa integrada, o desenvolvimento de estratégias terapêuticas e de novos fármacos e a história do tratamento das leishmanioses.

 

 

Voltado para pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa, ensino e inovação em leishmanioses, o evento tem por objetivo apoiar e estimular ações educativas, preventivas e de controle. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição online (clique aqui) e enviar para o e-mail [email protected] As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de julho. Profissionais e estudantes interessados em apresentar trabalhos deverão enviar resumo, juntamente com a ficha de inscrição, para o mesmo endereço de e-mail. Confira as instruções para a confecção de resumos aqui. As atividades acontecem no Auditório Emmanuel Dias do Pavilhão Arthur Neiva (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro).

 

 

 

Destaques

 

 

 

Palestras, conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de pôsteres marcam os dois dias de evento. Um dos destaques é a presença da assessora regional para leishmanioses nas Américas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Ana Nilce Maia-Elkhoury, que discute O Desafio no Controle das Leishmanioses nas Américas. Já a professora da Universidade Federal do Piauí, Dorcas Lamounier, abordará a Leishmaniose visceral grave. As políticas institucionais de fomento, o papel dos Laboratórios de Referência e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas também serão abordados no encontro.

 

Ciclo da leishmaniose
Ciclo da leishmaniose

 

Fonte: Da Redação com informações de Agências de Notícias e www.agencia.fiocruz.br