Saúde: Como identificar “Suplementos Alimentares” irregulares

Suplementos Alimentares
Suplementos Alimentares

 

 

A categoria de produtos conhecidos como “Suplementos Alimentares” não existe formalmente no Brasil. Os produtos geralmente anunciados como suplementos alimentares pertencem às categorias de “Suplementos Vitamínicos e Minerais” e “Alimentos para Atletas”, ambas dispensadas de registro na Anvisa.


Por serem alimentos, esses produtos não podem alegar propriedades medicamentosas ou indicações terapêuticas. Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou alívio de sintomas, emagrecimento rápido, redução de gordura, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo.

 
Por isso, sempre desconfie de promessas milagrosas e de ação rápida (como “Perca 5 kg em 1 semana!”), indicações de propriedades ou benefícios cosméticos (redução de rugas, de celulite e melhora da pele), indicações terapêuticas ou medicamentosas (cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento) uso de imagens, e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas.

 
Desconfie ainda do uso de panfletos e folders para divulgar as propriedades do produto sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor. E lembre-se: todos os rótulos devem estar em língua portuguesa.
 

Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782

 

 

Com informações www.clicksaudavel.gov.br