Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 2015: Bragança Paulista realizará Semana em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18/05/2015

 Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorrerá no próximo dia 18, a Prefeitura realizará na próxima semana atividades sobre o tema. O objetivo é proporcionar aos frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e aos seus familiares, momentos de descontração e também chamar à atenção da sociedade para importância da causa.

 
A Luta Antimanicomial é um movimento realizado por profissionais da saúde mental, de pacientes e seus familiares que tem como intuito, garantir os direitos, reabilitação e inclusão social de pessoas com transtorno mental.

 

 

Iniciando a semana, na próxima segunda-feira, dia 18, das 9h às 16h, haverá uma ação na praça Raul Leme com distribuição de folders sobre o tema e apresentações realizadas por frequentadores do CAPS II. Além disso, também existirá no local uma barraca para venda de produtos artesanais confeccionados durante a terapia ocupacional.

 

 

 

Na terça-feira, dia 19, das 8h às 12h, no ciles do Lavapés, ocorrerá a Gincana do CAPS, onde os frequentadores do serviço participarão de jogos cooperativos com propósito de incentivar a colaboração de um com o outro e também dentro da sociedade. No período da tarde, a partir das 13h30, no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM), ocorrerá uma roda de conversa com representante do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira de Campinas- SP e da Associação de Psicólogos de Bragança Paulista, além de profissionais da rede municipal de saúde do município.

 

 

 

Já na quarta-feira, dia 20, frequentadores e profissionais do CAPS II participarão da II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro ocorrerá em um hotel e somente os inscritos nas prés-conferências poderão participar.

 

 

 

E na quinta-feira, dia 21, os frequentadores do CAPS terão um animado passeio no Zooparque, na cidade de Itatiba.

 

 

Finalmente na sexta-feira, dia 22, ocorrerá um chá da tarde com filme na sede do CAPS II, localizado na travessa Riachuelo, 297, Centro.

 

 

CAPS II

 

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, inaugurado em 2014, é um modelo de tratamento terapêutico. Já conta com mais de 300 usuários acolhidos, que são atendidos em regime intensivo; semi intensivo e não intensivo, conforme proposta individualizada, discutida em equipe multidisciplinar, buscando efetivar os princípios que direcionam a reforma psiquiátrica. Para utilizar o CAPS, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, que fará encaminhamento para o serviço.

 

 

 

Da Redação