Bragança Paulista – Saúde: Método de prevenção à Infecção pelo vírus HIV completa um ano no município

Método de prevenção à Infecção pelo vírus HIV completa um ano no município
Método de prevenção à Infecção pelo vírus HIV completa um ano no município

 

 

Em 2018, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA o método de prevenção à infecção pelo vírus HIV – Profilaxia Pré-exposição (PrEP), que completou um ano neste mês de outubro.

 

A Profilaxia Pré-exposição é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da AIDS infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

 

Com o oferecimento do método no município, houve 154 dispensações da PrEP, sendo que 66 iniciaram o uso, 22 descontinuaram e 44 fazem uso da medicação. Em termos de porcentagem de usuários por população, 75% representam Gays (Homens que fazem sexo com outros homens cisgêneros), 9,09% Mulheres cisgêneros, 9,09% Mulheres Trans/Travestis e 6,8% Homens Héteros cis.

 

A faixa etária que mais aderiu ao método de prevenção foi de 30 a 39 anos com 34,09%, seguidas de 18 a 24 (29,55%), de 25 a 29 (25%), 50 e mais (6,82%) e 40 a 49 (4,55%). Os indicadores de PrEP foram elaboradas por meio da adesão ao medicamento, evento adverso, uso do preservativo e número de parceiros sexuais.

 

“É importante que a população conheça a PrEP e combine diversas formas de se prevenir ao HIV, como a camisinha”, disse a Enfermeira e Coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Bragança Paulista, Mariana Quilici.

 

O serviço é oferecido no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, localizado na unidade Centro de Saúde ‘Dr. Lourenço Quilici’. Para mais informações ligar no (11)4033-4385.

 

Da Redação com informações provenientes do DIMP/BP