Bragança Paulista – Educação: HUSF realizou com sucesso o 9º Encontro de Gestantes da Região Bragantina.

HUSF realizou com sucesso o 9º Encontro de Gestantes da Região Bragantina. – Foto: Divulgação/HUSF/Fábio Moraes

 

 

Na manhã da última quarta-feira, ocorreu a nona edição do Encontro de Gestantes, idealizado há dois anos por duas colaboradoras do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus: Tábata Gois Pecoraro, coordenadora dos setores de Maternidade, Pré-Parto e Pediatria, e Hellen Aparecida Furtado de Almeida, coordenadora da UTI Neonatal Pediátrica e do departamento de Cuidados Intermediários. O evento, aberto ao público, contou com a boa presença de futuras mamães da região de Bragança Paulista-SP, promovendo um espaço de aprendizado, conscientização e debate a respeito de um momento especial e simbólico na vida das famílias.

 

 

 

Neonatologista e Pediatra do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, Dra. Naomí Rouquet Seminari (CRM-SP 145.351) iniciou o Encontro de Gestantes com uma palestra conceitualmente detalhada a respeito dos cuidados que devem ser adotados durante os primeiros dias de vida do bebê, enfatizando a importância da prevenção para um crescimento sadio.

 

 

 

“Muitas gestantes, infelizmente, nunca ouviram falar sobre o neonatologista. Porém, o período que representa os primeiros 28 dias de vida é suscetível a muitas doenças particulares. E esta especialidade do ramo da Medicina estuda detalhadamente os cuidados necessários e essenciais na prevenção de doenças, além dos casos prematuros e de má formação. Afinal, um pequeno descuido pode ocasionar repercussões negativas pelo resto da vida. Assim, nós analisamos atentamente a recepção do recém-nascido, atentando para uma transição tranquila da vida uterina para a vida externa, visto que uma perda de calor – hipotermia – pode resultar em desconforto respiratório, arritimia cardíaca, convulsão e outras sérias complicações”.

 

 

 

Adiante, as futuras mamães acompanharam a palestra de quatro estudantes de Fisioterapia da Universidade São Francisco que realizam um projeto de aleitamento materno e parto humanizado no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. Os discentes Felipe Pedroso Pereira, Giovana Webel, Priscila Araújo e Tatiane Bueno enfatizaram o cuidado necessário com a região do períneo, demonstrando exercícios práticos que trazem diversos benefícios às gestantes.

 

 

 

“O períneo representa uma região entre o sacro e o púbis, integrando as punções urinária, defecatória e sexual. Assim, é primordial fortalecê-lo antes e depois da gestação. Todas as mulheres precisam adotar esse cuidado, afinal, ele evita a perda de urina e o prolapso vaginal”, resumiu Priscila Araújo.

 

 

 

Após a pausa para o café, as gestantes aproveitaram uma palestra sobre consultoria de amamentação com a equipe formada pela odontopediatra Dra. Silvia Davanzo, a fisioterapeuta Dra. Carolina de Carvalho, as colaboradoras técnicas de enfermagem Michele Basanini e Maria Inalva da Silva e a enfermeira Mayara Baratella. O encerramento coube ao ginecologista e obstetra Dr. Marcelo Hara (CRM 51.638), que discorreu a respeito da temática de assistência ao parto.

 

 

Satisfeitas com o sucesso de mais uma edição, as idealizadoras enalteceram a presença do público e recordaram o início da trajetória – quando o Encontro de Gestantes era um evento restrito às gestantes do ambulatório de alto risco do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.

 

 

 

“Quando percebemos a quantidade de informações preciosas que eram difundidas e compartilhadas, resolvemos inserir o público da região de Bragança Paulista-SP nos encontros. Afinal, todas as mulheres necessitam de uma educação gestacional adequada. Hoje, além de contemplar as vertentes da Rede Cegonha, nosso projeto conta com um trabalho de difusão de conhecimento, pois buscamos futuras mamães nos municípios próximos, com o auxílio da DRS, cumprindo o objetivo de educar e conscientizar a respeito de todas as questões que envolvem os períodos pré e pós-parto”, detalhou Tábata.

 

 

 

Aberto ao público, o Encontro de Gestantes ocorre em frequência trimestral. O simbólico décimo encontro está previsto para o dia 9 de outubro de 2019.

 


 

 

Da Redação com informações provenientes do HUSF – Foto: Fábio Moraes