Tiro Esportivo: Após o bom resultado no Pan de Toronto, brasileiros do tiro esportivo competem no Azerbaijão

oto: Miguel de Freitas / CBTE - Emerson Duarte é um dos medalhistas brasileiros no Pan de Toronto que estarão competindo no Azerbaijão
oto: Miguel de Freitas / CBTE – Emerson Duarte é um dos medalhistas brasileiros no Pan de Toronto que estarão competindo no Azerbaijão

 

 

 

Etapa da Copa do Mundo de Gabala será realizada de 8 a 15 de agosto e distribuirá 34 vagas olímpicas

 
Menos de um mês após a conquista de 3 medalhas de ouro e uma de prata no Pan de Toronto, o tiro esportivo brasileiro participa de outra competição no exterior. Desta vez, o destino é Gabala, no Azerbaijão, onde os atletas disputam a quarta e última etapa da Copa do Mundo, entre os dias 8 e 15 de agosto. Um total de 1100 atletas, de 90 países, participam do evento que distribuirá 34 vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A delegação brasileira é formada por 14 competidores, incluindo os medalhistas do último Pan: Cassio Rippel, Emerson Duarte, Felipe Wu e Julio Almeida.

 

 

 
Para os atletas das provas de carabina e pistola, será a última oportunidade para conquistar uma vaga olímpica. Já os participantes das provas do tiro ao prato terão mais uma oportunidade em setembro, com a realização do Campeonato Mundial da categoria, na cidade de Lonato, na Itália.

 

 

 
Por ser o país-sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil conta com nove vagas para o Rio 2016, cinco destinadas às modalidades carabina e pistola e quatro para o tiro ao prato. Duas dessas vagas foram ratificadas no Pan de Toronto, por Cassio Rippel e Felipe Wu, ao vencerem, respectivamente, as provas carabina deitado e pistola de ar.

 

 

 

O início das competições será no sábado (08.08), com a primeira parte da prova do skeet masculino. O Brasil será representado por Renato Portella. A segunda parte da prova e a final, com os seis melhores colocados na classificatória, ocorre no domingo (09.08). A segunda-feira (10.08) marca o início das provas de carabina e pistola. Bruno Heck e Leonardo Moreira competem na carabina de ar, que terá a final disputada pelos oito melhores classificados. Já a prova pistola 50m terá a presença de Felipe Wu e Julio Almeida. Os dois atletas, medalhistas de ouro pan-americanos, participam de uma prova eliminatória, motivada pelo grande número de competidores inscritos. Os melhores colocados nesta eliminatória vão para a fase de classificação, marcada o dia seguinte.

 

 

 

Três provas ocorrem na terça-feira (11.08). Será o dia da primeira parte da pistola tiro rápido, com o medalhista de prata no último Pan, Emerson Duarte. Outra prova é a fossa double, que contará com Filipe Fuzaro, Luiz Fernando Graça e Robson Deschamps. Os seis melhores colocados nesta prova do tiro ao prato disputam a final. No mesmo dia ocorre a fase de classificação da pistola 50m, que levará oito competidores para a final.

 

 

 
A Copa do Mundo de Gabala prossegue na quarta-feira (12.08), com mais duas provas. Emerson Duarte retorna ao estande para a segunda parte de sua prova, pistola de tiro rápido. Os seis melhores colocados, nos dois dias de disputa, fazem a final. Também será o dia da prova carabina deitado. Cassio Rippel, campeão no Pan de Toronto, quer aproveitar seu bom momento e fazer uma boa prova. Bruno Heck e Leonardo Moreira, também competem. Os oito melhores disputam a final.

 

 

 
Felipe Wu e Julio Almeida retornam ao estande na quinta-feira (13.08) para a prova pistola de ar. Os dois atletas buscam ficar entre os oito melhores colocados, para avançarem à final. Também será o dia da eliminatória de carabina 3 posições. Bruno Heck e Leonardo Moreira participam da competição e buscam garantir seus lugares na classificatória, marcada para o dia seguinte.

 

 

 

No sábado (14.08) ocorrem a classificação e a final da carabina 3 posições, além da fossa olímpica masculina e feminina. Entre as mulheres, Janice Teixeira compete, com a final marcada para o mesmo sábado. Já Andre Altobello e Rodrigo Bastos disputam a primeira parte de suas provas no sábado e retornam ao estande no domingo (15.08), último dia da Copa do Mundo de Gabala, para a segunda parte. Os seis melhores na fase de classificação disputam a final.

 

 

 

 
Os resultados das provas poderão ser acompanhados, em tempo real, pelo site da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês), no endereço http://www.issf-sports.org. As finais terão transmissão ao vivo pelo site.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e Confederação Brasileira de Tiro Esportivo