Tecnologia: Tomate de Mesa Ecologicamente Cultivado conhecido como Tomatec é apresentado pela Embrapa à agricultores.

O pesquisador José Ronado Macedo apresenta o Tomatec - Foto: Claudio Capeche
O pesquisador José Ronado Macedo apresenta o Tomatec – Foto: Claudio Capeche

 

 

No dia primeiro de agosto aconteceu, na Fazenda Barra Alegre, localizada no distrito de Valão do Barro, no município de São Sebastião do Alto (RJ), o Dia de Campo: Sistema de Produção de Tomate de Mesa Ecologicamente Cultivado – Tomatec. O dia de campo apresentou, por estações técnicas, os seis princípios agronômicos do Tomatec: conservação do solo; eficiência no uso da água de irrigação; eficiência no uso de fertilizantes; manejo integrado de pragas; tutoramento vertical das plantas; e barreira física contra o ataque de pragas do fruto e contato com agrotóxicos (ensacamento).

 

 

Mais de 150 pessoas participantes viram a abertura dos trabalhos feita pela chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Denise Werneck. Também participaram da abertura José Coelho, gerente de compras do supermercado Zona Sul; Luiz Dinnouti, Gerente Geral da Syngenta para a América Latina; Renato Linhares pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) da Embrapa na Região Serrana do Rio de Janeiro; José Ronaldo de Macedo, pesquisador da Embrapa Solos e o técnico da Embrapa Solos, Adoildo da Silva Melo, ambos responsáveis pelo Tomatec; Leonardo Vicente da Silva, coordenador setorial de controle de agrotóxicos do Rio de Janeiro e Roberto Ferreira, proprietário da Fazenda Barra Alegre, que planta o Tomatec.

 

 

 

 

Durante a abertura foi enfatizada a importância da parceria das instituições e dos agricultores envolvidos no projeto Tomatec, além dos benefícios para a sociedade trazidos por um alimento de grande qualidade, cujo sistema de produção sustentável se preocupa com o meio ambiente, com a saúde do agricultor e dos consumidores e a segurança alimentar.

 

 

 

 

A dinâmica de estações demonstrativas para apresentação do sistema Tomatec aconteceu dentro da área de plantio, de aproximadamente um hectare, com 8000 pés de tomate, com cinco tendas, nas quais os seis princípios agronômicos e a forma correta de uso dos agrotóxicos foram apresentados aos participantes, divididos em grupos de 20 pessoas. Participaram das estações, apresentando as tecnologias, Adoildo da Silva Melo (ensacamento e tutoramento vertical), Leonardo Vicente da Silva (manejo integrado de pragas – MIP), Sílvio Roberto Tavares de Lucena, pesquisador da Embrapa Solos (fertirrigação), José Ronaldo de Macedo, (conservação do solo e água), Luiz Felippe Salomon, agrônomo responsável pela condução da lavoura do Tomatec (plantio convencional de tomate) e um técnico da Syngenta apresentou ouso eficiente de agrotóxicos.

 

 

 

 

Estiveram presentes agricultores e suas famílias, pesquisadores da Embrapa, extensionistas rurais da Emater Rio, estudantes, o secretário de agricultura de São Sebastião do Alto, representantes da Rede de Supermercados Zona Sul, da Syngenta, da CEASA, da INCQS/FIOCRUZ, da PESAGRO RIO, do Banco do Brasil, agência Itaocara e da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

O evento foi organizado pela Embrapa Solos, Syngenta, Supermercados Zona Sul, Casa Agrícola Irmão Ferreira e Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do RJ.

 

 

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes em Agências de Notícias e de Carlos Dias – Embrapa Solos