Segurança: Polícia Civil realiza Operação Ethos e desarticula célula criminosa composta por 40 advogados

Polícia Civil realiza Operação Ethos e desarticula célula criminosa composta por 40 advogados
Polícia Civil realiza Operação Ethos e desarticula célula criminosa composta por 40 advogados

 

A Polícia Civil de Presidente Prudente realizou, nesta terça-feira (22/11), em todo o Estado, a “Operação Ethos” com a finalidade de desarticular uma célula criminosa, denominada “R”, composta por 40 advogados, sob controle de presos vinculados a uma organização criminosa.

 

 

 

 

A investigação policial teve início há um ano e meio e identificou 55 pessoas, das quais 41 estavam em liberdade e contribuíam para a prática criminosa vinculada à organização, motivo das prisões realizadas.
Outras 14 pessoas, componentes da organização, são presos que estão no Sistema Penitenciário Paulista, considerados pelos demais os, líderes da facção.

 

 

 
A atuação de campo de polícia judiciária ainda prendeu o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. As investigações policiais apuraram que o Conselheiro foi cooptado pela célula “R”, tendo recebido da organização a quantia de R$ 130 mil com a finalidade de desestabilizar a Segurança Pública do Estado por meio de “falsas denúncias” perante organismos de Proteção dos Direitos Humanos.

 

 

 
Até o momento, 33 indivíduos foram presos, sendo 31 advogados.

 

 

 

 

A operação contou com o apoio operacional dos policiais civis da Capital, da Grande São Paulo, de São José dos Campos, de Campinas, de Bauru, de Santos, de Sorocaba, de Piracicaba e de Araçatuba, além de membros do Ministério Público.partes.

 

 

 

 
Da Redação com informações da Deinter 8