Saúde: Série online mostra como preparar uma lancheira saudável

Alimentação Saudável
Alimentação Saudável

 

 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostra, em vídeos, que é possível colocar opções saudáveis e interessantes no lanche das crianças

 

 

Um dos desafios dos pais é montar uma lancheira saudável, nutritiva e que agrade as crianças. Mas a falta de tempo faz com que os alimentos industrializados sejam os mais escolhidos pela praticidade. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento criou uma série que mostra como montar os lanches de maneira saudável.

 

 

 

Em seu primeiro episódio, a série mostra a diferença entre uma lancheira montada com produtos industrializados e outra com alimentos mais saudáveis. A primeira, com batata frita industrializada, néctar de frutas, chocolate e bolacha recheada, contém 32 gramas de gordura, 40 gramas de açúcar e 320 mg de sódio.

 

 

 

Na lancheira “rival”, feita com batata “chips” de micro-ondas, banana, “cookies” integrais e iogurte natural, os valores caem significativamente. Apenas 4 gramas de gordura, 4 de açúcar e 80 mg de sódio. A primeira lancheira tem 8 vezes mais sódio.

 

 

 

 

 

Algumas pessoas costumam achar que o lanche não tem tanta importância. Mas as crianças que ficam na escola em período integral, por exemplo, levam dois lanches de casa: o da manhã e o da tarde. E, como qualquer refeição intermediária, esse lanche é importante na alimentação.

 

 

 

 

A lancheira deve ser composta por uma fruta, seja ela in natura ou em forma de suco natural, uma fonte de carboidrato, que pode ser pão ou torrada, e uma fonte de proteína: um iogurte, atum, ou queijo branco.

 

 

 

Os industrializados

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias Nacionais e de Monica Ferrero – Foto: Vera Massaro da ALESP