Saúde – GAPC: Câncer de Colo de Útero. A prevenção pode salvar vidas.

Câncer de Colo de Útero. A prevenção pode salvar vidas.

 

No colo do útero existem células que podem se modificar e evoluir, produzindo o câncer de colo de útero, também conhecido como cervical. Esse tipo de câncer é de crescimento lento e pode não haver sintomas, o que ressalta a importância dos exames preventivos para o sucesso na cura.

 

 

 

 

No Brasil, estima-se que o câncer de colo do útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer estima-se cerca de 16.340 novos casos de câncer de colo de útero no país no ano de 2016. Sintomas como sangramento vaginal intermitente, secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais são fatores de alerta para esse tipo de câncer. Desta maneira, a melhor maneira de se prevenir é fazer o exame Papanicolau (preventivo) periodicamente.

 

 

 

 

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo auxiliar essas pessoas e suas famílias para que consigam forças para superar a doença. A instituição fornece aos seus assistidos vários benefícios, entre eles, atendimentos jurídico, psicológico, fisioterapêutico e nutricional, medicamentos, suplementos, fraldas, curativos, próteses, entre outros. Qualquer pessoa maior de 18 anos com diagnóstico comprovado pode ser atendida pelo GAPC.

 

 

 

 

Hoje, a instituição tem uma média de 19 mil pacientes cadastrados e conta com 6 unidades no Brasil sobrevivendo unicamente de doações de particulares e empresas. Você pode ajudar essas pessoas com câncer sendo voluntário, divulgando a entidade ou fazendo doações, basta mandar um e-mail para [email protected] ou acesse https://www.facebook.com/grupogapc Visite nossa casa na Avenida Marechal Castelo Branco, número 163, Jardim Bela Vista – Centro de São José dos Campos. Ligue para (12) 3921-2001.

 

Prevenir sempre é o melhor remédio

 

Da Redação com informações provenientes da GAPC