Saúde: Dia Internacional da Mulher e a luta contra o câncer

Dia Internacional da Mulher e a luta contra o câncer – Foto Ilustrativa pixabay

 

No dia internacional da mulher é importante falar sobre conscientização. Atualmente, enfrentamos um impasse em relação ao crescimento do número de casos de câncer que acometem as mulheres, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil.

 

 

 

 

As mulheres diagnosticadas com câncer enfrentam muitas dificuldades no processo de tratamento da doença, pois uma série de preocupações passa a tomar conta de seus pensamentos. Por exemplo, o medo dos efeitos colaterais sobre a autoestima, o medo de ser rejeitada, a possibilidade de disseminação da doença pelo corpo, a diminuição ou término de atividades de lazer, a falta de independência, entre outras.

 

 

 

Todo apoio no tratamento da doença é fundamental e no caso das entidades sociais, torna-se um lugar onde as mulheres podem encontrar um ambiente de acolhimento.

 

 

 

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo auxiliar os pacientes oncológicos, viabilizando seus direitos, fornecendo medicamentos, suplementos, próteses, fraldas, material hospitalar e curativo, além de disponibilizar atendimento psicológico, fisioterapêutico e nutricional, terapias alternativas e arte terapia.

 

 

 

Segue depoimento de uma das assistidas pela entidade, Cristiani Bueno de Almeida, 53 anos: “Meu câncer foi de mama e nesse processo todo, tive e ainda tenho todo apoio da minha família, mas eu precisava de algo mais. Conheci o GAPC através de uma amiga, no começo fiquei só observando, ouvindo aos depoimentos; assimilando o que estava acontecendo comigo. Tive total apoio desde a minha chegada. Todos profissionais envolvidos de pronto me deram assistência; mas tem aqueles que temos mais afinidade. Enfim, faço parte de um grupo de pessoas com câncer, que são alegres, felizes a sua maneira. Nas reuniões, conversamos, temos palestras, um lanche maravilhoso. Um lugar que podemos expressar todos nossos sentimentos, sem medo ou receio. Temos todo apoio e muito amor!”

 

 

 

A entidade tem uma média de 19 mil pacientes cadastrados desde 2001, está presente em 6 unidades do país, atendendo 162 cidades e sobrevive unicamente da doação de particulares e algumas empresas.

 

 

 

 

Você pode ajudar essas pessoas com câncer sendo voluntário, divulgando a entidade ou fazendo doações, basta mandar um e-mail para [email protected] ou acesse https://www.facebook.com/grupogapc A unidade do GAPC São José dos Campos encontra-se no endereço: Avenida Marechal Castelo Branco, número 163, Jardim Bela Vista – Centro de São José dos Campos. Ligue para (12) 3921-2001

 

GAPC

 

Da Redação com informações provenientes de Maiara Gomes da GAPC