São Paulo – Segurança: Pai e filho PMs salvam criança engasgada no interior Paulista

Os PMs que socorreram o pequeno Rafael são pai e filho
Os PMs que socorreram o pequeno Rafael são pai e filho

 

 

Policiais militares salvaram um bebê de apenas 1 mês e 5 dias de vida que estava engasgado com leite materno, na noite deste sábado (26), na cidade de Américo Brasiliense, distante a 299 quilômetros da Capital. Os PMs que socorreram o pequeno Rafael são pai e filho.

 

 

O sargento Ronildo Aparecido Messias, da 3ª Companhia do 13° Batalhão de Policia Militar do Interior (BPM/I), fazia patrulhamento acompanhado de seu filho, o soldado Gabriel de Azevedo Messias, que estava em atuação pela Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM).

 

 

 

Quando passavam pelo bairro Jardim Maria Luiza, os policiais militares foram chamados pelo pai da criança. Desesperado, o homem contou que seu filho havia se engasgado durante a amamentação.

 

 

 

Os PMs seguiram à casa do bebê, onde o encontraram já com dificuldades para respirar e roxo. Durante o caminho até o pronto socorro, o sargento Messias realizou manobras para desobstruir as vias respiratórias da criança, enquanto seu filho conduzia a viatura.

 

 

 

Após as técnicas aplicadas pelo policial, o pequeno Rafael voltou a respirar normalmente. O bebê foi atendido no Pronto Socorro do Hospital Municipal José Nigro e passa bem.

 

 

 

“Não dá para explicar o que senti naquele momento. Em 21 anos de polícia essa foi a ocorrência mais emocionante e que mais mexeu comigo. É um sentimento sem explicação, é gratificante”, contou o sargento.

 

 

 

DEJEM

 

 

 

O soldado Messias atendeu a ocorrência de salvamento enquanto atuava pela DEJEM. A medida permite que policiais militares trabalhem voluntariamente em suas folgas, com uma remuneração adicional.

 

 

 

Os PMs integrantes da DEJEM também ajudam no combate à criminalidade ao reforçar o policiamento preventivo e ostensivo das ruas.

 

 

 

 
Da Redação com informações de Erika Rios www.ssp.sp.gov.br