São Paulo – TCESP: Agenda 2030 e metas da ONU são temas de seminário no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no dia 08/11/2018

Agenda 2030 e metas da ONU são temas de seminário no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no dia 08/11/2018

 

 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do núcleo de monitoramento do Observatório do Futuro, promove, na quinta-feira (8/11), das 10h30 às 17h00, na Capital, o Seminário ‘Criação de Diagnósticos e Planejamento Rumo à Agenda 2030’.

 

 

O encontro – direcionado aos gestores públicos, membros dos órgãos de planejamento e de controle interno das Prefeituras e servidores do TCESP – tem como objetivo discutir assuntos pertinentes à Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável adotada em 2015 pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

 

. Programação

 

 

 

 

Com início previsto para as 10h30, a abertura do evento contará com a presença do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, que discorrerá sobre o tema ‘O uso do IEG-M e do IEG-E para o aprimoramento do planejamento’. Logo em seguida o Assessor Técnico do Observatório do Futuro, Gustavo Fernandes, abordará o assunto ‘Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’.

 

 

 

A programação contará com mais cinco palestras que serão ministradas no período vespertino. Às 14h00, o Chefe-Técnico da Fiscalização da Unidade Regional do TCE em Sorocaba (UR-9), Leandro Dall´Olio, apresentará a palestra ‘Elaboração de PPAs e LDOs – o local dos ODS’.

 

 

 

 

Em seguida, o Diretor-Técnico do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Fábio Xavier, fará uma apresentação acerca do assunto ‘Ciência dos dados para criação de diagnósticos’.

 

 

 

 

As demais exposições ficarão a cargo do Diretor-Técnico de Divisão da Unidade Regional de Guaratinguetá (UR-14), Sidney Sarmento de Souza; do Professor da Escola de Engenharia de São Carlos, Tadeu Fabrício Malheiros, e do Secretário-Geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ).

 

 

 

Os palestrantes abordarão os temas ‘A fiscalização do TCESP e sua conexão com os ODS’, ‘Gestão ambiental e o uso de indicadores’ e ‘Manuseio de dados nos Tribunais – o papel da jurimetria’, respectivamente.

 

 

 

 

As atividades, que ocorrerão no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, estão com as inscrições abertas e podem ser feitas por meio do link tce.sp.gov.br/epcp/cursos. Para outras informações, basta enviar e-mail para [email protected]

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da TCESP