São Paulo – Cruz Vermelha: O II Simpósio Estadual sobre Gestão Integral de Riscos e de Desastres acontecerá na Capital Paulista – 21/10/2019

Simpósio Estadual sobre Gestão Integral de Riscos e de Desastres

 


A Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo promoverá no dia 21 de outubro de 2019, das 9h às 12h35, em sua sede localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, seu 2º Simpósio Estadual sobre Gestão Integral de Riscos e de Desastres, para debater o papel da Organização nas ações de redução de riscos e de resposta a desastres e debatendo cases das Defesas Civis da Região Metropolitana de São Paulo.

 

 

O evento tem por objetivo apresentar boas práticas nas ações preventivas e de respostas a desastres, integrando setor público, privado e as organizações humanitárias que atuam neste contexto.

 

Este ano o evento conta com apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres e do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

O Simpósio é parte das ações da Cruz Vermelha de São Paulo para promoção do Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres, celebrando todo 13 de outubro. A data foi designada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para promover uma cultura global de redução do risco de desastres, incluindo prevenção, mitigação e preparação.

 

 

Este ano a Campanha aborda a redução substancial dos danos causados por desastres à infraestrutura crítica de serviços básicos, entre eles instalações de saúde e educação, inclusive através do desenvolvimento de sua resiliência até 2030.

 

Aberto gratuitamente para todos os interessados na temática, o Simpósio debaterá o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo e situações de desastres enfrentadas pelas Defesas Civis da Região Metropolitana de São Paulo e como estes casos fortaleceram na prevenção de novos desastres locais.

 

 

Ainda como parte das boas práticas dos órgãos públicos nesta área, será abordado o Centro de Voluntariado da Defesa Civil do Estado, que prepara e articula organizações humanitárias para fortalecer ações preventivas e de resposta a desastres.

 

Representantes da força especial de apoio psicossocial que atuaram pelo Hospital Israelita Albert Einstein em Brumadinho relatarão suas experiências no apoio da rede local para enfrentamento da crise, após o rompimento da barragem.
Para relatar experiências positivas da Cruz Vermelha, a área de Primeiros Socorros da Instituição, reconhecida mundialmente por preconizar e multiplicar a temática, irá abordar a importância do ensino na preparação de comunidades.

 

 

Para finalizar, a Cruz Vermelha falará sobre o trabalho de Restabelecimento de Laços Familiares em Roraima e ao final do evento haverá atividades extras, como Oficina de Primeiros Socorros, visita guiada de donativos, exposição do Canil da Defesa Civil de Osasco, entre outras.

 

Serviço

A programação completa será divulgada no dia 7 de outubro,

As inscrições são gratuitas, porém limitadas e vão de 1 a 14 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo link https://bit.ly/2pmbiVK

 

Data: 21/10/2019, segunda-feira
Horário: 9h às 13h
Local: Avenida Moreira Guimarães, 699 – Auditório, Indianópolis, São Paulo

 

Público alvo: Psicólogos, profissionais de urgências e emergências, profissionais da Defesa Civil, Policiais Militares, Bombeiros, voluntários e membros de organizações de ajuda humanitária