Brasil: População de São Paulo deve chegar a 22 milhões até 2050, segundo a ONU

População de São Paulo deve chegar a 22 milhões até 2050, segundo a ONU
População de São Paulo deve chegar a 22 milhões até 2050, segundo a ONU

 

Cerca de dois terços dos habitantes do planeta viverão nas cidades até 2050, de acordo com a Revisão de 2018 do relatório “Perspectivas Mundiais de Urbanização” das Nações Unidas.

 

 

O documento divulgado esta quarta-feira, em Nova Iorque, destaca que mais de 2,5 bilhões de pessoas passarão a viver em áreas urbanas nas próximas décadas com as mudanças demográficas e o crescimento populacional.

 

 

 

São Paulo

 

 

O relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, Desa, prevê que a cidade brasileira de São Paulo terá cerca de 22 milhões de habitantes nos próximos 32 anos, tal como deve acontecer com a Cidade do México.

 

 

 

Tóquio lidera a lista dos centros urbanos que serão os mais povoados em 2050, com 37 milhões de habitantes. A seguir estarão Nova Deli com 29 milhões e Xangai, com 26 milhões de habitantes.

 

 

 

“Megacidades”

 

 

Em termos de países, 35% dos habitantes urbanos deverá viver na Índia, na China e na Nigéria.

 

 

 

O número das chamadas “megacidades” será de 43 até 2030. Nessa categoria de centros urbanos, a população ultrapassa 10 milhões de habitantes.

 

 

 

O documento destaca ainda que é preciso um planejamento urbano mais sustentável com o aumento antecipado da demanda por recursos e serviços públicos pelas populações.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Rádio ONU