Atibaia – Cultura: Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas de Atibaia começa neste sábado – 09/12/2017.

Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas de Atibaia começa neste sábado – 09/12/2017.

 

Começa neste sábado, 9 de dezembro , às 20 horas, a quarta edição do BIT!, Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas que tem a proposta de, a cada ano, mostrar aspectos diversos da imagem fotográfica. Na primeira edição, o festival teve como tema a fotografia fora de seus suportes convencionais. A segunda edição abordou as colagens e montagens fotográficas. No terceiro ano, o BIT! apresentou como temática “Landscapes”, variedade de fotografia paisagística que mostra a expansão de um cenário. Em 2017, o tema é “O Nu na Fotografia”, uma das modalidades mais recorrentes entre os grandes fotógrafos.

 

 

 

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a abertura da exposição contará com o lançamento de um livro fotográfico. Neste ano, será o “Desnuda Alma”, de Cynthia Barros, que apresenta a verdadeira essência de humanidade que transborda das pessoas quando elas se “libertam” de suas vestimentas – simples peças de pano que, muitas vezes, mais do que aquecer, estão carregadas de significados aprisionantes. Fotos da artista poderão ser vistas na sala principal da galeria.

 

 

 

Para o curador do livro, o fotógrafo e crítico paulista, Juan Esteves, “O corpo humano nu é um tema duradouro na arte. Desde a antiguidade, seja nos seus contornos espirituais ou através daqueles mais materiais, os artistas se expressam através dessa linguagem em suas múltiplas abordagens. As imagens de Cynthia Barros caminham por essa multiplicidade. Nas suas fotografias, enxergamos todos os aspectos da experiência humana, mostrando que a figura nua claramente tem sua importância”.

 

 

Outro espaço da galeria será dedicado às obras dos fotógrafos convidados Bob Wolfenson, Gal Oppido, Ilana Bar e Jhen Scalco, que apresentarão o tema através de diferentes abordagens.

 

 

Os visitantes da exposição do 4º BIT! poderão ainda apreciar fotos de nus artísticos feitas por 50 fotógrafos amadores e profissionais, de diversas partes do país, selecionadas através de um edital da Incubadora de Artistas que teve início no mês de setembro, e que reuniu mais de 630 imagens. Na abertura da mostra, serão reveladas as fotografias que mais se destacaram na opinião de um júri formado por especialistas, e que receberão prêmios de R$ 1 mil cada.

 

 

 

O coquetel de abertura do 4º BIT! será na sede da Incubadora de Artistas, localizada na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78, Centro – Atibaia – SP, é aberto ao público maior de 16 anos e tem entrada gratuita.

 

 

 

A exposição ainda poderá ser vista a partir de 13 de dezembro, de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, até o dia 26 de março.

 

 

Serviço

 

 

4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas
Abertura: 9 de dezembro de 2017 – 20 horas
Local: Incubadora de Artistas
Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da sorveteria Ao Valentim)
Entrada Gratuita
Classificação: 16 anos

 

 

Da Redação com informações provenientes da Incubadora de Artistas