Nacional: Secretaria da Agricultura de Santa Catarina discutiu a regulamentação da criação de abelhas-sem-ferrão no Estado

Abelhas-sem-ferrão
Abelhas-sem-ferrão

 

 

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca reuniu meliponicultores e entidades ligadas ao setor para discutir a regulamentação da Lei 16.171/2013, que dispõe sobre a criação, comércio e o transporte de abelhas-sem-ferrão em Santa Catarina. O encontro aconteceu na sexta-feira (24), em Florianópolis.

 

Os criadores de abelhas-sem-ferrão foram orientados sobre as novas regras para o setor, que passam a valer após a assinatura do decreto pelo governador Raimundo Colombo. A nova lei atende a uma reivindicação das associações de meliponicultores do estado e estabelece normas semelhantes às aplicadas para a apicultura tradicional.

 

 

 

As abelhas-sem-ferrão fazem parte da fauna nativa de Santa Catarina e são criadas por produtores de todo o estado, tanto com fins comerciais quanto para preservação ambiental. Essa espécie contribui para a estabilidade dos ecossistemas e na sustentabilidade da agricultura, servindo inclusive de alternativa de renda para os produtores rurais catarinenses.

 

 

Segundo o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a intenção do encontro foi informar aos produtores aquilo que está sendo tratado e as novas regras para o setor. “Quando trabalhamos em parceria com o setor produtivo, nós acertamos mais e erramos menos, criando leis positivas que resolvem os problemas e não criam mais problemas”, ressaltou.

 

 

Com informações de Ana Ceron – Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca