Nacional – Política: Cacique Raoni visitou o Plenário do Senado para defender direitos indígenas

Cacique Raoni visitou o Plenário para defender direitos indígenas – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O cacique Raoni Metuktire, líder indígena da etnia Caiapó, visitou nesta quinta-feira (26) o Plenário do Senado. Conhecido mundialmente, Raoni, de 88 anos, está em Brasília para a 15ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que mobiliza índios de todo o país na luta por seus direitos.

 

 

 

O senador Jorge Viana (PT-AC), que acompanhou Raoni ao Plenário, destacou a pauta dos índios, que, entre outras coisas, são contrários à proposta que tramita na Câmara e altera os critérios para demarcação das terras indígenas. Jorge Viana criticou a agenda anti-indígena do governo Temer e salientou que a Funai está ameaçada pela pressão de ruralistas.

 

 

 

— Cacique Raoni, como é conhecido, é uma pessoa expressiva, talvez um dos brasileiros mais conhecidos no mundo, pela causa que representa, pela história de vida que tem e por ser símbolo dos povos originários. Ele está aqui reivindicando o básico: que não se altere a legislação brasileira de proteção aos índios, de demarcação de áreas indígenas — disse o senador.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da “Agência Senado”