Nacional: Olacyr de Moraes conhecido como “Rei da Soja” morreu aos 84 anos

Olacyr de Moraes conhecido como "Rei da Soja" morreu aos 84 anos - http://www.olacyrmoraes.com
Olacyr de Moraes conhecido como “Rei da Soja” morreu aos 84 anos – http://www.olacyrmoraes.com

 

 

 

Morreu na madrugada de hoje (16), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o empresário Olacyr de Moraes. A notícia foi divulgada na página oficial do empreendedor, que tinha 84 anos. Segundo a nota, ele sofria de um câncer no pâncreas, diagnosticado no começo de 2014.

 

 

Nascido em Itápolis, interior paulista, Olacyr ficou conhecido, na década de 1980, como Rei da Soja. No período, ele chegou a ser o maior produtor mundial do grão. Com o pai, na década de 1950, o empresário iniciou a carreira no ramo de transportes.

 

 

 
Olacyr de Moraes surgiu como produtor de soja após uma cheia do rio Mississipi, que prejudicou a produção norte-americana, no ano de 1973, levando o cultivo do grão para a região do cerrado de Mato Grosso do Sul – o que foi considerado um pioneirismo. Em sua fazenda Itamaraty passou a financiar a pesquisa genética e ao desenvolvimento de diversos cultivares adaptados às condições peculiares do país.

 

 

 

 

Foi também grande produtor de cana-de-açúcar e etanol3 e, dentre seus empreendimentos está a ferrovia Ferronorte – responsável pelos prejuízos que o fizeram perder a fortuna que o tornaram o mais jovem brasileiro a ter um patrimônio pessoal acima de um bilhão de dólares – o Banco Itamarati (vendido ao BCN) e a empreiteira Constran.

 

 

 

 

Em 2004 a Fazenda Itamarati foi vendida ao INCRA, para assentamento do MST.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias Nacionais e Internacionais, da EBC e Wikipédia