Nacional: Governo de Santa Catarina entregará Plano de Trabalhos de Reconstrução das casas atingidas pelo tornado no Oeste

Tornado deixou casas completamente destruídas no Bairro Taca, em Xanxerê - 22/04/2015. Foto: Julio Cavalheiro/Secom
Tornado deixou casas completamente destruídas no Bairro Taca, em Xanxerê – 22/04/2015. Foto: Julio Cavalheiro/Secom

 

 

O secretário adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, foi nesta segunda-feira, 4, a Xanxerê, no Oeste, buscar os Planos de Trabalho de Reconstrução das casas destruídas pelo tornado de 20 de abril, em Ponte Serrada e Xanxerê.

 

Apenas Ponte Serrada finalizou o levantamento. O documento, elaborado por técnicos da prefeitura, com análise de engenheiros e acompanhado por coordenadores regionais da Secretaria de Estado da Defesa Civil, apontou 24 casas que precisam ser reconstruídas. Dessas, cinco foram totalmente destruídas e outras 19, parcialmente.

 

 

Moratelli destacou que esse relatório é fundamental para captação de recursos com agilidade. “Vamos apresentar em Brasília para reconstruir essas casas. Para isso, precisamos desses documentos finalizados”, enfatizou.

 

 

 

Sobre Xanxerê, Moratelli destacou ser importante o município finalizar o levantamento dos trabalhos. “Estimamos após o levantamento técnico, que serão necessárias entre 70 e 80 casas novas. Mas, somente esse levantamento da prefeitura poderá apresentar o número exato”, pontuou.

 

 

A estimativa inicial da assistência social do município era de 252 casas destruídas. A previsão é que o documento fique pronto ainda nesta terça-feira, 5. Com esses laudos finalizados, Moratelli entrega em Brasília para liberação de recursos.

 

 

No caso dos imóveis que não se enquadram no modelo kit casa modular, a intenção é buscar outras fontes de financiamentos, através de bancos públicos.

 

 

Já para as casas que não foram totalmente destruídas, ações conjuntas das Secretarias de Estado da Assistência Social e Defesa Civil vão apresentar os possíveis caminhos para reerguê-las.

 

Com a liberação dos recursos por parte do governo federal, as montagens das casas devem ser em tempo curto. “A partir do quinto dia útil da montagem das casas, começamos entregar as residências. Acreditamos que dependendo do volume de casas e equipes disponibilizadas pela empresa vencedora, devemos entregas três, quatro casas por dia”, concluiu.

 

 

Ainda nessa segunda-feira, o Governo de Santa Catarina, através do Fundo Estadual da Defesa Civil, destinou para Xanxerê R$ 108 mil. Os valores são referentes a utilização de 40 mil litros de óleo diesel para o processo de reabilitação. Até agora já fora utilizamos cerca de 20 mil litros pelo município.

 

 

Da Redação com informações de Paulo Cesar Santos – Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Defesa Civil