Nacional – Economia: Saiba como evitar problemas com pagamentos no débito automático

Saiba como evitar problemas com pagamentos no débito automático

 

 

Todo mundo precisa pagar contas, mas ter que se deslocar para fazer esse serviço consome tempo. Para dar comodidade ao consumidor, o serviço de débito automático foi criado, mas ele também pode apresentar problemas. Por conta disso, o Procon-SP traz algumas dicas.

 

 

Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender o serviço.

 

 

 

Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.

 

 

 

O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.

 

 

 

Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço e com o banco. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

 

 

Dicas

● É importante ter total controle sobre a conta bancária, certifique-se que haverá saldo nas datas dos débitos;

● O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;

● Consulte sempre sua conta por meio de saldos e extratos, e vá marcando as contas pagas para ter um controle maior;

● Confira se na conta cadastrada está inserida a informação “Conta em débito automático”.

 

 

Da Redação com informações da do Portal do Governo do Estado de São Paulo