Nacional: Dia da Liberdade de Imprensa será lembrado em sessão solene em homenagem na Câmara Federal

Dia de Liberdade de Imprensa
Dia de Liberdade de Imprensa

 

 

Por iniciativa do deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), a Câmara realiza nesta terça-feira às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa. A solenidade marcará o início da semana que comemora a data no mundo, em 3 de maio.

 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado 1993, na sequência da Declaração de Windhoek, aprovada num seminário de jornalistas organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Namíbia, em 1991. O documento faz um apelo à comunicação social independente e plural em todo o mundo, caracterizando a imprensa livre como essencial para a democracia e como um direito humano fundamental.

 

 

 

No Brasil, a comemoração do Dia da Imprensa acontece em 1º de junho e foi estabelecida pela Lei 9.831 de 13 de setembro de 1999, resultado da aprovação do Projeto de Lei 3559/97, do falecido deputado Nelson Marchezan. A definição partiu de iniciativas da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que sugeriram a data.

 

 
Da Redação com informações da Agência Câmara Notícias