Meio Ambiente: Gavião raro é visto dentro do Parque Caverna do Diabo no sul do estado de São Paulo.

Uiraçu-falso avistado no Parque Estadual Caverna do Diabo

 

 

O monitor ambiental Carlos Roberto da Silva Moraes, morador da Comunidade Remanescente de Quilombo do Sapatu em Eldorado, fez um registro inédito no começo de abril no Parque Estadual Caverna do Diabo, no sul do estado de São Paulo. Ele avistou um raro uiraçu-falso (Morphnus guianensis), no interior da unidade de conservação.

 

 

 

 

Também conhecido como gavião-real-falso, o uiraçu-falso é uma ave de rapina de grande porte, estritamente florestal, que necessita de extensas áreas de vegetação primária para sobreviver. A espécie pode ser encontrada em todo o país, principalmente na região amazônica. No entanto, registros na Mata Atlântica são raríssimos e um último avistamento foi feito em 2015 por um grupo de observadores de aves no Parque Estadual de Intervales.

 

 

 

 

 

Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), o gavião Morphnus guianensis é considerado “quase ameaçado”. No Brasil, no entanto, é considerado criticamente ameaçado nos estados de São Paulo e Santa Catarina e regionalmente extinto nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

“O encontro do uiraçu-falso anteriormente no Parque Estadual de Intervales e agora no Parque Estadual Caverna do Diabo vem reforçar a importância da conservação do Contínuum Ecológico da Serra de Paranapiacaba para uma série de espécies que necessitam de grandes áreas de vida”, disse o gestor do Parque Estadual Caverna do Diabo, Ives Arnone.

 

 

Foto do último avistamento do gavião raro feito em 2015 por um grupo de observadores de aves no Parque Estadual de Intervales

 

 

A região sul do estado abriga uma das maiores porções de floresta de São Paulo contando com várias unidades de conservação como PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), PE Intervales, Estação Ecológica do Xitué, Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e PE Carlos Botelho.

 

 

 

 

 

SERVIÇO
Núcleo Parque Estadual Caverna do Diabo
Rodovia SP 165, km 111+5, bairro André Lopes, Eldorado, SP
O parque funciona de terça a domingo das 8h às 17h
No local há monitores para fazer visitas à caverna e observação de aves
Para mais informações ligue (13) 3871-1242 ou mande e-mail: [email protected]

 

 

 

 
*As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente