Justiça: Procon de Santa Catarina consegue que empresa de telefonia ressarça consumidores por falta de sinal no aparelho celular

Procon SC
Procon SC

 

 

 

Em resposta ao ofício encaminhado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, Procon/SC, a TIM Celular se comprometeu a ressarcir todos os usuários que ficaram sem o sinal da operadora, por uma falha na rede decorrente da falta de energia elétrica, no dia 18 de abril das 9h30 às 13h em todo o Estado.

 

“O ressarcimento de créditos por parte da operadora é uma vitória do consumidor pela indisponibilidade do serviço”, ressalta Elizabete Fernandes, diretora do Procon estadual.

 

 

Assim cumprindo o que determina a Resolução 477/2007 da Anatel e os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e a solicitação da Secretaria de Justiça e Cidadania através do Procon/SC, a TIM apresentou o Plano de Ressarcimento qual seja:

 

 

1) Concessão de recargas de créditos aos usuários do serviço pré-pago, conforme a quantidade de horas/dias da duração da instabilidade. Para os usuários pré-pagos, será enviado um SMS, no qual a TIM avisará que o crédito inserido corresponde ao ressarcimento devido à indisponibilidade do serviço.

 

 

2) Os usuários do serviço pós-pago terão creditado, em suas faturas, valor proporcional ao tempo de duração da indisponibilidade parcial dos serviços, de acordo com a franquia contratada, por meio de cálculo pró-rata, que poderá ser identificado na fatura de forma detalhada (sob o demonstrativo “crédito por interrupção dos serviços”).

 

 

3) O prazo para que a TIM possa concretizar e realizar seu Plano de Ressarcimento e apresentar as evidências de seu cumprimento é de 30 dias para os usuários pré-pagos e de 60 dias para usuários pós-pagos, a partir do momento de início de investigação dos usuários afetados e período de instabilidade dos serviços.

 

 

Da Redação com informações de Denise Lacerda – Assessoria de Imprensa SJC
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC