FIES 2015 – Universitários de todo o Brasil que irão utilizar pela primeira vez o FIES têm até quinta-feira para conseguirem formalizar a contratação do financiamento.

Fies
Fies

 

 

Os Universitários que irão utilizar pela primeira vez o FIES só têm até quinta-feira, dia 30 de abril, para conseguirem finalizar seus contratos.


Muitos estudantes ainda encontram dificuldades em aderir ao Fies, pois parece haver um problema o que informa a instituição de Ensino Superior ao aluno e o que o sistema SisFIES têm a disposição nos bancos de dados. Além disto devido às mudanças que o programa sofreu desde dezembro, a oferta foi restringida.

 

 

Antes, a adesão podia ser feita durante todo o ano e não havia a exigência de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de não ter zerado a redação para aderir ao financiamento. A pasta também limitou o reajuste das mensalidades a 6,4% e está priorizando, nos novos contratos, cursos com nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que avalia a qualidade. Vagas para graduações com notas 3 e 4 são analisadas a partir de aspectos regionais. Até o ano passado, bastava alcançar nota 3.

 

 

Confira os Passos

 

 

1º Passo: Inscrição no SisFIES

 

 

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

 
2º Passo: Validação das informações

 

 

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

 
3º Passo: Contratação do financiamento

 

 

 

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

 

 

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

 
Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

 

Os contatados antigos tiveram seu prazo ampliado até o dia 29 de maio, para concluir o processo de renovação

 

 

Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

 

 

Assessoria de Comunicação Social