Eleições 2018 – Pernambuco: Governador Paulo Câmara é reeleito em Pernambuco. Confira também os Senadores e Deputados Federais e Estaduais eleitos.

Governador Paulo Câmara é reeleito em Pernambuco. (Valter Campanato/Agência Brasil)

 

 

Paulo Câmara (PSB) venceu a disputa para o governo de Pernambuco, garantindo a reeleição com 50,66% dos votos válidos até o momento e não pode mais ser alcançado. Armando Monteiro (PTB) ficou em segundo lugar, com 36,01% dos votos válidos. Já foram apurados 99,69% das urnas. Os votos brancos somam 6,85% e os nulos, 23,01%. A abstenção está em 17,90%.

 

 

Este foi o segundo pleito disputado pelo governador reeleito de Pernambuco. Câmara estreou nas urnas em 2014, apadrinhado pelo ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a campanha presidencial de 2014. Pela segunda vez, Câmara foi eleito em primeiro turno, derrotando o senador Armando Monteiro, à época no PT. Economista de formação, o governador é pós-graduado em contabilidade e controladoria governamental e mestre em gestão pública pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

 

 

Construiu uma carreira no serviço público, começando pelo Banco do Brasil, passando pelo Tribunal de Contas e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Foi secretário de Administração, de Turismo e de Fazenda, nos dois mandatos de Eduardo Campos. Em 2013, sob a bênção de Campos, filiou-se ao PSB. No Palácio do Campo das Princesas, sofreu críticas ao nomear o filho de Campos, João Campos, para a chefia de gabinete do governo do estado. Apoiou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas, para atrair os votos dos petistas, disse na campanha ter se arrependido da decisão. Tem 46 anos, é casado com Ana Luiza Câmara e tem duas filhas.

 

 

 

Senadores eleitos:

 

 

 

O senador pelo estado de Pernambuco Humberto Costa (PT) se reelegeu ao cargo com 25,74% dos votos válidos. O deputado Jarbas Vasconcelos (MDB) também garantiu uma vaga, com 21,5% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,69% das urnas. Os votos brancos somam 21,93% e os nulos, 54,63%. A abstenção está em 17,9%.

 

 

 

 

Humberto Costa tem 61 anos e concorre ao segundo mandato consecutivo de senador. Formado em medicina e em jornalismo, foi vereador em Recife, deputado estadual e federal. Entre 2007 e 2010, assumiu a Secretaria das Cidades de Pernambuco.

 

 

 

 

Ainda em 2010, concorreu ao Senado, quando foi eleito com mais de 3 milhões de votos, tornando-se o primeiro petista a representar o estado no Senado. Humberto Costa também foi ministro da Saúde no governo Lula e um dos mais atuantes opositores ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

 

 

 

 

Natural de Vicência (PE), Jarbas Vasconcelos, 76 anos, concorre ao seu segundo mandato de senador. Advogado, foi deputado estadual (de 1971 a 1974) e deputado federal por três vezes. Elegeu-se prefeito de Recife por dois mandatos e governou Pernambuco de 1999 a 2006, ano em que foi eleito para o Senado.

 

 

 

 

Em 2015, elegeu-se deputado federal mais uma vez, cargo que ocupa atualmente. Parlamentar de postura independente, em 2017 foi favorável à abertura de investigação contra o presidente Michel Temer. Um ano antes, votara pelo impeachment de Dilma Rousseff.

 

 

 

Veja a lista dos deputados federais eleitos:

 

 

João Campos (PSB)
Marília Arraes (PT)
André Ferreira (PSC)
Felipe Carreras (PSB)
Luciano Bivar (PSL)
Pastor Eurico (PATRI)
Sebastião Oliveira (PR)
Eduardo da Fonte (PP)
Andre de Paula (PSD)
Silvio Costa Filho (PRB)
Daniel Coelho (PPS)
Raul Henry (MDB)
Túlio Gadêlha (PDT)
Danilo Cabral (PSB)
Fernando Monteiro (PP)
Wolney Queiroz (PDT)
Augusto Coutinho (SD)
Ricardo Teobaldo (PODE)
Fernando Filho (DEM)
Gonzaga Patriota (PSB)
Carlos Veras (PT)
Bispo Ossesio (PRB)
Renildo Calheiros (PCdoB)
Tadeu Alencar (PSB)
Fernando Rodolfo (PHS)

 

 

 

Confira a lista de deputados estaduais eleitos

 

 

 

Gleide Ângelo (PSB)
Pastor Cleiton Collins (PP)
Guilherme Uchoa Jr (PSC)
Doriel Barros (PT)
Clodoaldo Magalhães (PSB)
Rodrigo Novaes (PSD)
Aglailson Victor (PSB)
Lucas Ramos (PSB)
Adalto Santos (PSB)
Simone Santana (PSB)
Joaquim Lira (PSD)
Manoel Ferreira (PSC)
Clarissa Tércio (PSC)
Francismar (PSB)
Diogo Moraes (PSB)
Gustavo Gouveia (DEM)
Tony Gel (MDB)
William Brigido (PRB)
Joel da Harpa (PP)
Claudino Filho (PP)
Priscila Krause (DEM)
Alessandra Vieira (PSDB)
Antônio Coelho (DEM)
Alberto Feitosa (SD)
Fabíola Cabral (PP)
Rogério Leão (PR)
Juntas (PSOL)
Waldemar Borges (PSB)
Álvaro Porto (PTB)
Clovis Paiva (PP)
Antonio Moraes (PP)
Eriberto Medeiros (PP)
Henrique Queiroz Filho (PR)
Isaltino (PSB)
Romero Sales Filho (PTB)
Zé Queiroz (PDT)
Teresa Leitão (PT)
João Paulo (PCdoB
Romero (PP)
Delegado Lessa (PP)
Roberta Arraes (PP)
Antônio Fernando (PSC)
Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB)
Wanderson Florêncio (PSC)
João Paulo Costa (Avante)
Aluisio Lessa (PSB)
Dulcicleide Amorim (PT)
Fabrizio Ferraz (PHS)

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Agência Brasil, Diário de Pernambuco