Educação: Estado de São Paulo já cumpre meta do MEC de alfabetização aos 7 anos de idade

Na rede escolar estadual paulista, 98,7% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever Foto: Alexandre Carvalho/A2img

 

A nova meta de alfabetização aos 7 anos de idade, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular e anunciada na quinta-feira (6), já é cumprida pelas escolas estaduais paulistas, onde 98,7% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever.

 

 

 

Elaborado pelo Ministério da Educação, o documento antecipa em um ano, em comparação ao Plano Nacional de Educação, a idade para o letramento de alunos das redes públicas e particulares.

 

 

 

 

Estipulada pela Secretaria da Educação do Estado em 2013, a mudança na meta etária ocorreu após diagnósticos dos resultados do Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar. As provas foram aplicadas anualmente a alunos do 3º, 5º e 7º ano do Fundamental e 3ª série do Médio e identificaram habilidades satisfatórias em leitura e escrita em crianças de 7 anos.

 

 

 

 

A Secretaria mantém uma série de ações nas 91 Diretorias de Ensino Para garantir a alfabetização nessa faixa-etária. A principal delas é o programa Ler e Escrever, que inclui material didático em Língua Portuguesa e Matemática e formação contínua dos professores.

 

 

 

 

Este ano, pela primeira vez, as escolas estaduais foram orientadas a organizar aulas de reforço em fevereiro, após o retorno às aulas. A partir de abril, unidades dos Anos Iniciais também participarão de um novo projeto de recuperação de conteúdo com aulas no contraturno, com jornada de 5 ou 15 horas semanais.

 

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Portal do Governo