Educação: Atibaia ficou em 16º lugar em índice que mede qualidade da educação nos 5.282 municípios do país

Atibaia fica em 16º lugar em índice que mede qualidade da educação nos 5.282 municípios do país
Atibaia fica em 16º lugar em índice que mede qualidade da educação nos 5.282 municípios do país

 

 

Atibaia se destacou no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica. Entre os 5.282 municípios avaliados, Atibaia ficou em 16º lugar. A diferença de Atibaia para o primeiro lugar, a cidade de Sobral, no Ceará, foi de apenas 5 pontos. A nota está sendo comemorada pela atual Administração Municipal e por profissionais de Educação da cidade.

 

 

A boa colocação na lista do IOEB acontece praticamente um ano após a nota 6,8 obtida no Ideb, a maior nota de sua história e da região. Aliás, o IOEB e o Ideb, apesar de serem índices distintos, “caminham” juntos: enquanto o Ideb está focado nas escolas e captura apenas os alunos que participam de alguma rede de educação, o IOEB usa o estado ou município como unidade de análise e captura os alunos de todas as redes e também aquelas crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola.

 

 

 

 

“Os bons resultados em ambos os índices [Ideb e IOEB] são a prova de que o município tem um excelente nível de ensino. A rede municipal tem participação fundamental nessa conquista e, dessa forma, é um reconhecimento ao trabalho dedicado dos nossos profissionais. São diretoras, professoras e muitos outros educadores e profissionais de apoio que estão oferecendo o melhor para nossas crianças”, disse o prefeito Saulo Pedroso.

 

 

 

Para a secretária de Educação, Márcia Bernardes, a 16ª colocação consolida Atibaia como “cidade-modelo” no setor. Para ela, o IOEB oferece uma visão mais abrangente do cenário da Educação e, aliado ao Ideb, evidencia as principais qualidades dos municípios no setor. “Os índices comprovam a excelente qualidade do ensino em Atibaia, mas também apontam as áreas em que devemos trabalhar mais. Os resultados obtidos, além de serem um reconhecimento ao trabalho realizado, é um incentivo para buscarmos sempre a qualidade, a equidade e a excelência da Educação”, apontou a secretária.

 

 

 

Qual a relevância do IOEB?

 

 

 

O IOEB identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O índice oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. Engloba toda a educação básica (da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local), rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.

 

 

 

Da Redação com informações da Prefeitura de Atibaia