Economia: Nossa Energia chega às demais cidades da Energisa no Sul de Minas Gerais

Energisa 1

 

 

O Projeto Nossa Energia visitará os municípios de Estiva, Córrego do Bom Jesus, Cambuí, Senador Amaral, Bueno Brandão e Munhoz de 09 a 26 de agosto. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso racional e seguro de energia elétrica, e apresentar os projetos sociais desenvolvidos na comunidade, como palestras de conscientização com os alunos da rede municipal de ensino, troca de lâmpadas e geladeiras para os clientes inscritos no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica.

 

 

 

 

A iniciativa conta com o suporte do caminhão Nossa Energia. O veículo é totalmente equipado com aparelhos que mostram como utilizar a energia elétrica de forma correta, que comparam o consumo de energia de diferentes tipos de lâmpadas e ainda apresentam como funciona a geração de energia. Além disso, a unidade móvel é adaptada para receber atividades educativas, como palestras sobre economia e segurança com energia elétrica e também pode se transformar em palco para apresentações sobre consumo consciente de energia.
 

 

 

 

Para Thiago Peres, engenheiro de eficiência energética da Energisa e responsável pelo Projeto, a expectativa é que 11 mil 123 lâmpadas sejam trocadas na região. “Além da troca de lâmpadas, esperamos que cerca de 148 geladeiras também sejam substituídas”, destaca Peres.

 

 

 

 

Thiago enfatiza ainda sobre a importância do Projeto. “Além de trocarmos esses equipamentos, a mensagem de conscientização é o foco principal da Energisa. Queremos que nossos clientes entendam e coloquem em prática o uso correto e seguro da energia elétrica”.

 

 

 

Confira a programação:

 

 

 

 

Em Estiva, a unidade móvel estará nos dias 09 e 10 de agosto, das 9h às 16h, na Praça Francisco Ribeiro Pereira, s/n (Praça da Matriz), centro.

 

 

 

Em Córrego do Bom Jesus, o projeto funcionará nos dias 11 e 12 de agosto, das 9h às 16h, na Praça Miguel Chiaradia, s/n (Praça da Matriz), centro.

 

 

 

 

Já em Cambuí, acontecerá de 15 a 16 de agosto, das 9h às 16h, no Largo do Mercado, s/n – (anexo a Praça da Matriz), centro.

 

 

 

 

Em seguida, será a vez de Senador Amaral receber o caminhão, de 17 a 18 de agosto, das 9h às 16h, na Rua Vereador João Borges, 60, centro.

 

 

 

 

Em Bueno Brandão, o Nossa Energia funcionará nos dias 23 e 24 de agosto, das 9h às 16h, no pátio da Rodoviária, s/n.

 

 

 

 

E o projeto no Sul do Estado de Minas será encerrado na cidade de Munhoz, nos dias 25 e 26 de agosto, das 9h às 16h, com o caminhão estacionado na Praça José Teodoro Serafim, s/n, centro.

 

 

 

Como funciona o projeto

 

 

 

O Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

 

 

Durante as visitas aos municípios da área de abrangência da Energisa, as atividades são divididas em etapas, como:

 

 

 

 

– Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes e de geladeiras: os clientes da Energisa que são inscritos na tarifa social de energia elétrica e ainda bolsa família, bolsa escola, e aposentadoria por invalidez, poderão se inscrever para a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led, e ainda, concorrer à troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e econômicas com o selo A de economia Procel.

 

 

 

 

Para participar das trocas de lâmpadas e concorrer à geladeiras, é preciso estar em dia com o cadastro na tarifa social e fazer a inscrição no local. Para a validação do cadastros e inscrição no local, é necessário seguir os seguintes pré-requisitos:

– Estar em dia com a conta de energia (levar última conta paga);

– Apresentar RG, CPF e cartão de benefício social do Governo Federal;

– Ter sua conta de luz cadastrada na Tarifa Social de Baixa Renda;

– Levar lâmpadas incandescentes e fluorescentes até o Caminhão da Energisa.

– Ações educativas com as escolas: no caminhão são realizadas palestras educativas e interativas para estudantes com vídeos, debates e apresentação de estudos com experimentos científicos. O foco é trabalhar a conscientização sobre o uso correto, racional e seguro da energia.

– Evento para o público: no último dia de atividades, no município visitado, a Energisa realiza um evento para o público, levando informações à população. As atividades educativas são realizadas no caminhão Nossa Energia que se transforma em um palco interativo. Além disso, os participantes concorrem refrigeradores com Selo Procel de Economia de Energia.

 

 

 

Para mais informações sobre a ação, acesse o site www.energisa.com.br
Da Redação com informações enviadas por Evanize Patriota da Assessoria de Imprensa da Energisa