Economia: Navegação na hidrovia Tietê-Paraná é reativada para a passagem de embarcações

Navegação  na hidrovia Tietê-Paraná é reativada para a passagem de embarcações
Navegação na hidrovia Tietê-Paraná é reativada para a passagem de embarcações

 

 

 

 

Trecho que estava com navegação interrompida desde maio de 2014 é reaberto para a passagem de embarcações

 

 

 

A navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho entre o km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava, está reativada. A retomada das navegações aconteceu nesta quarta-feira (27) com a presença do governador Geraldo Alckmin. A hidrovia beneficia diretamente os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

 

 

 
A retomada da navegação representa a geração de empregos e contribui para a redução de custos das produções, já que esse tipo de transporte apresenta custos operacionais inferiores a outros modais. Além disso, a hidrovia oferece vantagens logísticas ao contribuir para reduzir o tráfego nas estradas.

 

 

 
“Hoje ė um dia histórico, a mais importante hidrovia brasileira do ponto de vista econômico, que liga os maiores centros produtores do agronegócio. Esta reabertura ė fundamental para o nosso país, em termos de competitividade, de redução de custo e de logística”, explicou o governador ao reativar a navegação na cidade de Buritama.

 

 

 
Interrupção

 

 

O ponto estava interrompido para a passagem de embarcações desde maio de 2014, em decorrência do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira. A navegação no trecho será reativada com o calado de 2,80 metros, estabelecido pelo Departamento Hidroviário a partir da manutenção da cota dos reservatórios definida em 325,94 metros pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão federal responsável pelo setor energético.

 

 

 
O Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Energia e de Logística e Transportes, junto ao Operador Nacional do Sistema, gerenciou as águas dos reservatórios localizados nos rios Tietê, Grande e Paranaíba, possibilitando, assim, o nível de armazenamento necessário para restabelecer a navegação.

 

 

 

 
A partir disso, em agosto do ano passado, foram iniciadas as operações para transferência de água dos reservatórios localizados à montante de Três Irmãos e Ilha Solteira. O cenário de chuvas registrado nas últimas semanas também contribuiu para o aumento dos níveis. Com isso, o Departamento Hidroviário reabre a hidrovia antes mesmo da previsão inicial, que era fevereiro deste ano.

 

 

 
Logística

 

 

A Hidrovia Tietê-Paraná ocupa importante papel no escoamento de cargas, além de ser um dos principais corredores de exportação do país. De 2006 a 2013, a quantidade de cargas aumentou de cerca de 3,9 milhões de toneladas para 6,3 milhões de toneladas.

 

 

 

 
Alguns dos principais produtos transportados são: milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo. Com a reativação da passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia, em 2016, é superar o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado em 2013. Para o ano de 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7 milhões de toneladas.

 

 

 

 

Da Redação com informações do Governo do Estado de São Paulo