Economia: Fatura do cartão de crédito poderá ser paga com câmbio do dia da compra

Cartão de crédito internacional poderá travar cotação do dia Antes, cotação que valia para compra no exterior não era a da data da compra, mas a do fechamento da fatura Marcos Santos/USP Imagens
Cartão de crédito internacional poderá travar cotação do dia – Antes, cotação que valia para compra no exterior não era a da data da compra, mas a do fechamento da fatura – Marcos Santos/USP Imagens

 

 

O brasileiro ganhou mais uma opção de pagamento para quando estiver em viagens internacionais. O Banco Central, na quarta-feira (23), deu permissão para que sejam emitidos cartões de crédito com a opção de travar a cotação do dólar, ou seja, será possível pagar em reais por uma compra no exterior.

 

 

 

 

Até então, quando um cliente fazia uma compra no exterior, a cotação que valia não era a do dia do compra, mas a do fechamento da fatura. Com isso, a despesa do consumidor podia aumentar ou diminuir de acordo com a variação da moeda.

 

 

 

 

 

Com as novas regras do Banco Central, o cliente fica com as duas opções. Pode travar a cotação ou deixar que o valor gasto varie de acordo com câmbio até o fechamento da fatura do cartão de crédito.

 

 

 

 

IOF no cartão de crédito

 

 

 

 

O BC informou, no entanto, que a oferta do cartão com essa característica é uma decisão do emissor. Apesar dessa possibilidade de pagar em reais no exterior, o consumidor não está isento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no cartão.

 

 

 

 

Da Redação com informações do Portal Brasil e Banco Central.