Economia: A Presidente da Caixa Econômica Federal é exonerada

Miriam Belchior sai da presidência da Caixa e dá lugar interinamente a Joaquim Lima de Oliveira, funcionário de carreira do banco Elza Fiúza/Agência Brasil
Miriam Belchior sai da presidência da Caixa e dá lugar interinamente a Joaquim Lima de Oliveira, funcionário de carreira do banco
Elza Fiúza/Agência Brasil

 

O Diário Oficial da União publicou hoje (25) a exoneração de Miriam Belchior da presidência da Caixa Econômica Federal. Assume o cargo interinamente o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa, Joaquim Lima de Oliveira, funcionário de carreira do banco. Ele tem 59 anos, ingressou no banco em 1979 e ocupou anteriormente a vice-presidência de Governo e Loterias. A nomeação dele também está publicada na edição desta quarta-feira.

 

 

 

Miriam assumiu a presidência do banco, considerado principal fornecedor de crédito habitacional do Brasil, em fevereiro de 2015, após ter ocupado o posto de ministra do Planejamento durante todo o primeiro mandato da presidenta afastada Dilma Rousseff.

 

 

 

 

Antes, ela ocupou a função de secretária executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), depois de ter assumido cargos na Casa Civil e de assessora especial da Presidência da República durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva. A ex-ministra foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.

 

 

 

 

Ontem (24), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou que os nomes dos escolhidos pelo presidente interino Michel Temer para comandar os bancos públicos – como a Caixa e o Banco do Brasil – seriam anunciados nos próximos dias.

 

 

 

Da Redação com informações da Agência Brasil