Dia das Crianças 2015: “Dia das Crianças” ganha um doodle do Google – 12/10/2015

"Dia das Crianças" - Imagem: www.google.com.br
“Dia das Crianças” – Imagem: www.google.com.br

 

 

 

O gigante de buscas Google, homenageia o “Dia das Crianças” no Brasil com um doodle comemorativo em sua página principal. Na homenagem as letras que compõem a palavra Google brincam em playground lembrando as cerca de trezentos e cinquenta mil crianças que vão abrir os olhos pela primeira vez hoje no mundo.

 

 

Eles vão chegar de todas as partes, mas acabará por aprender uma língua universal: um de surpresa, fascínio, medo, alegria e esperança. E à medida que crescem, eles vão usar essas emoções para nos ensinar como viver, e ver as nossas vidas através de novos olhos e frescas. É por isso que nós honramos o Dia das Crianças – para aumentar a consciência sobre as possibilidades dentro de cada e todos os jovens, e como eles podem melhorar o nosso mundo e  a nós mesmos. O potencial das crianças é ilimitado. Vamos ajudá-los a alcançar o seu melhor, para que nós, como uma sociedade, pode alcançar o nosso.

 

 

 

Dia das Crianças no Brasil

 

 

 

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

 

 

 

 

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas.

 

 

 

No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos e doces no Brasil.

 

 

 

Dia das Crianças no Mundo

 

 

 

Oficialmente, uma das primeiras convenções sobre uma data comemorativa internacional em homenagem à criança aconteceu em 1925, durante a Conferência Mundial pelo bem-estar da criança, realizada em Genebra, Suíça. Nessa ocasião, o dia 1º de junho ficou marcado como o Dia Internacional da criança. No ano anterior, 1924, a então chamada “Liga das Nações” fundou a “Declaração dos Direitos da Criança” para fundamentar os cuidados especiais que deveriam ser tomados em relação a todas as crianças diante da fragilidade do ser humano em sua infância. Dessa medida surgiram atos legais que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a criança.

 

 

 

Tempos depois, em 1954, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 20 de Novembro foi estabelecido como o Dia Universal da Criança. O objetivo era encorajar os demais países a estabelecerem uma data para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança. Em 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a “Declaração dos Direitos da Criança”, com algumas modificações, e cada país passou a estabelecer uma data comemorativa para celebrar os direitos da criança.

 

 

 

Da Redação como fonte: Google, Wikipédia e RODRIGUES, Lucas De Oliveira. “12 de outubro – Dia das crianças”; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-crianca.htm>. Acesso em 12 de outubro de 2015.