Brasil – Saúde: Fundo de População da ONU vê potencial global em iniciativa gaúcha para prevenir HIV

Fundo de População da ONU vê potencial global em iniciativa gaúcha para prevenir HIV

 

 

Em visita a Viamão (RS), o especialista do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) Caio Oliveira conheceu o Galera Curtição, uma iniciativa implementada em escolas municipais e estaduais para prevenir o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Projeto tem a juventude como público-alvo. Por meio de jogos e oficinas, o programa também aborda temas como consumo de álcool e outras drogas, gênero, diversidade sexual, bullying e preconceitos relacionados a raça, cor e etnia.

 

 

 

“Esta experiência pode ser compartilhada em outros municípios, nacional e internacionalmente, para países com contexto parecido com o brasileiro se conseguirmos sistematizar esta metodologia”, afirmou Oliveira, após viagem à cidade gaúcha na última sexta-feira (19).

 

 

 

 

 

Na avaliação do especialista em saúde sexual e reprodutiva, “um projeto como este é importante porque reúne as informações que vão qualificar adolescentes e jovens para governar suas vidas com mais inteligência”. Outro ponto positivo é o fato de que as atividades do Galera Curtição deixam os estudantes mais motivados a frequentar as aulas.

 

 

 

O Galera Curtição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto aborda, em nível local, os conceitos do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo do programa é difundir conhecimentos por meio de ações culturais e educativas.

 

 

 

 

Com informações provenientes da ONU