Brasil – Catolicismo: Papa Francisco aceita renúncia de bispo de Catanduva

Dom Otacílio Luziano pediu renuncia e foi aceita pelo Papa Francisco

 

 

O papa Francisco aceitou a carta de renúncia do cargo do bispo de Catanduva, interior de São Paulo, dom Otacílio Luziano, informou a Santa Sé nesta quarta-feira (10).

 

Os motivos do pedido não foram revelados pelo Vaticano nem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No entanto, de acordo com entrevista de dom Otacílio a TV Tem, a decisão é pessoal e não esta ligada a problemas de saúde.

 

 

 

Em comunicado, o Vaticano também anunciou o arcebispo emérito de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, como o novo administrador provisório da diocese.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

 

 

Além disso, a CNBB manifestou gratidão a dom Otacílio e preces por uma “serena emeritude”.

 

 

 

Antes de ser nomeado, Otacílio foi vigário da diocese de Assis, reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília, e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores da diocese de Assis por duas vezes. Já bispo de Catanduva, ele ficou conhecido por ser responsável pela Pastoral Carcerária entre 2014 e 2016.

 

 

 

Nota de agradecimento da CNBB a dom Otacílio Luziano da Silva

 

Brasília, 10 de outubro de 2018

Prezado Irmão, dom Otacílio Luziano da Silva.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, a notícia de que o Santo Padre, Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Catanduva (SP). Neste momento, trazemos nossa palavra de gratidão ao senhor e as nossas preces por uma serena emeritude.

Lembramos uma palavra do Papa Francisco, pronunciada na oração do Ângelus, em dezembro do ano passado, referindo-se a Deus Pai: “Ele, de fato, é muito generoso conosco, e nós somos enviados a reconhecer sempre seus benefícios, o seu amor misericordioso, a sua paciência e bondade, vivendo assim em um incessante agradecimento”.

Seu lema episcopal também nos inspira: “Revesti-vos da caridade”. Na mensagem do Apóstolo Paulo presente na Carta aos Colossenses encontramos essa expressão chamando à união, na perfeição, com a seguinte continuação: “Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos” (Cl 3,15).

Nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Da Redação com informações provenientes da ANSA e CNBB