Bragança Paulista – Meio Ambiente: Bragança conquista 6º lugar no Ranking Ambiental Paulista e recebe Prêmio Franco Montoro

Bragança conquista 6º lugar no Ranking Ambiental Paulista e recebe Prêmio Franco Montoro
Bragança conquista 6º lugar no Ranking Ambiental Paulista e recebe Prêmio Franco Montoro

 

 

 

Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, na última quarta-feira, dia 17, a Prefeitura de Bragança Paulista foi certificada pelo Programa Município VerdeAzul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e conquistou a 6ª colocação no Ranking Ambiental Paulista 2015, dentre 617 municípios participantes. Além disso, também recebeu o Prêmio Franco Montoro, dedicado aos municípios com melhor colocação no ranking em sua bacia hidrográfica.

 
Bragança superou municípios como Campinas, Jundiaí, Americana, Piracicaba e Botucatu, que também compõem a Bacia PCJ que abrange 71 municípios no estado de São Paulo.

 

 

 

 

O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, tem objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade, estimulando e capacitando as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ano é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, é disponibilizado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

 

 
Os municípios receberam uma nota ambiental, variando de 0 a 100, que avalia o desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

 

 

 
Em 2012, dos 371 participantes, Bragança ocupou a 355ª posição, com 16 pontos. Por conta do investimento contínuo na área ambiental desde o início da Administração, em 2013, o município subiu diversas posições no ranking, de modo que, entre os 587 participantes, ocupou a 248ª posição, com 54 pontos. Em 2014, pela primeira vez obteve premiação e certificação, atingindo 88 pontos, na 49º colocação entre os 610 participantes. Agora em 2015, recebeu 95,19 pontos, conquistando a 6ª colocação e o Prêmio Franco Montoro, inédito para o município.

 

 
O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).