Aparecida – Santuário Nacional: Cerimônias que recordam 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida começam sábado – 19/05/2018.

Cerimônias que recordam 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida começam sábado – 19/05/2018. – CDM / Santuário Nacional

As celebrações dos 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida serão oficialmente abertas na tarde do próximo sábado (19), com a realização da primeira Oração pela Restauração. A cerimônia acontecerá às 15h na Basílica Velha de Aparecida (SP) e vai marcar o início de uma série de comemorações que seguem até agosto.

 

 

 

O primeiro dos catorze encontros vai refletir sobre o resgate da pessoa humana e contará com a presença da restauradora da Imagem da Padroeira, Maria Helena Chartuni. A artista vai compartilhar com os peregrinos a experiência vivida em 1978, quando ao restaurar o maior símbolo da fé católica do Brasil, ela também viu sua fé ser reconstituída.

 

 

 

 

“Sem saber eu havia iniciado minha transformação no dia em que comecei a trabalhar naquele restauro. Hoje, tenho certeza que Nossa Senhora sutilmente foi restaurando a minha vida, também despedaçada, enquanto eu juntava os fragmentos de sua Imagem de terracota”, recorda Maria Helena.

 

 

O testemunho de Chartuni vai compor o cerimonial da Oração pela Restauração, que também conta com a recitação de salmos e orações nas intenções da temática do dia. O rito ainda é integrado por cânticos populares dedicados a Nossa Senhora, facilitando a participação dos peregrinos que estiverem no templo durante a celebração.

 

 

 

A presidência do momento oracional ficará por conta do missionário redentorista, padre Alberto Pasquoto. Na época do atentado sofrido pela Imagem, o sacerdote integrava a equipe das Missões, mas viu de perto o processo que culminou na reintegração do maior símbolo da fé católica brasileira. “Quando nossos confrades falaram sobre o esfacelamento da Imagem, disseram que seria difícil recuperá-la. Me lembro da alegria que foi quando soubemos que ela havia sido restaurada e retornaria para Aparecida”, recorda o religioso.

 

 

 

A Oração pela Restauração acontecerá semanalmente todos os sábados na Basílica Velha até o dia 19 de agosto, quando será encerrada com uma carreata de São Paulo a Aparecida. O trajeto será realizado pela Via Dutra com a Imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, recordando uma cena que aconteceu há quatro décadas, mas que se mantém viva na memória dos brasileiros.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes do Santuário Nacional