Agronegócios: Embrapa entregará homenagem às Personalidades Destaque da Avicultura e da Suinocultura 2015

Avicultura e da Suinocultura
Avicultura e da Suinocultura

 

 

O próximo dia 12 de junho será de homenagens na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), quando a instituição fará a entrega de mérito às Personalidades Destaque da Avicultura e da Suinocultura do ano de 2015. Serão homenageados o professor Marcos Macari, da Unesp – Jaboticabal, na área de avicultura, e o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, na suinocultura. As indicações foram feitas pela equipe técnica e de apoio da Embrapa Suínos e Aves, validadas pelo Comitê Técnico Interno. O mérito é entregue pela Embrapa desde 1997 às personalidades que se destacam, contribuindo com o desenvolvimento das áreas.

 

 

 

A solenidade está marcada para às 8h15, no auditório da Embrapa Suínos e Aves, no Distrito de Tamanduá, em Concórdia. Logo após a entrega, os indicados apresentarão uma palestra. O professor Dr. Marcos Macari abordará o tema “Sistema educacional e formação de recursos humanos”, às 9h15. Em seguida, o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, falará sobre “Aurora Alimentos: gestão Mário Lanznaster”, às 9h45.

 

 

 

Sobre os indicados – Marcos Macari é professor na Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1974, nos cursos de graduação e de pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia. Macari já publicou 148 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, 7 livros, participou da elaboração de 36 capítulos de livros, e recebeu premiação em 9 de seus trabalhos realizados. Foi reitor da UNESP no período de 2005 a 2009 e, entre os anos de 2012 e 2014, foi presidente da FACTA (Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas), a principal instituição de referência brasileira na área de ciência e tecnologia avícolas, e que representa no Brasil a WPSA (World´s Poultry Science Association).

 

 

 

Mário Lanznaster tem sua trajetória marcada por ações como líder cooperativista. Começou em 1968 como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, em Modelo (SC). Em 1974, passou a atuar no cooperativismo como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense, em Chapecó, onde iniciou a implantação do fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper. Em 1997 foi eleito presidente da Cooperalfa e em 2007 iniciou a trajetória como presidente da Aurora, sendo reeleito em 2011 e em 2015. Em sua gestão, a Aurora foi a primeira empresa brasileira a exportar carne suína para o Japão.

 

 

 

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências Nacionais e de Monalisa Leal Pereira – Embrapa Suínos e Aves