Internacional – Política: Líderes coreanos terão três dias de cúpula em Pyongyang

Líderes coreanos  terão três dias de cúpula em Pyongyang - Foto: Corpo de Imprensa de Pyeongyang/Fotos Púlicas/18-09-2018.
Líderes coreanos terão três dias de cúpula em Pyongyang – Foto: Corpo de Imprensa de Pyeongyang/Fotos Púlicas/18-09-2018.

 

 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, iniciaram hoje (18) uma cúpula de três dias que tem como meta avançar nos diálogos de paz na península e encerrar o programa nuclear de Pyongyang.

 

 

O encontro ocorreu na capital da Coreia do Norte, na sede do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, mas o conteúdo discutido não foi revelado.

 

 

 

 

Foi a primeira vez, em 70 anos, que Kim recebeu um líder estrangeiro no local que é símbolo o governo do país. Além da reunião de hoje, está previsto um segundo round de diálogo até 21 de setembro. Trata-se do terceiro encontro entre eles desde abril, quando começaram os diálogos de desnuclearização.

 

 

 

 

Do lado sul-coreano, participam do encontro o conselheiro de segurança Chung Eui-yong e o diretor do serviço de inteligência, Suh Hoon. Pela Coreia do Norte, sentam à mesa o ex-chefe do serviço secreto Kim Yong-chol e a irmão mais nova do ditador, Kim Yo-jong.

 

 

 

 

 

É o mesmo formato já usado nas reuniões de 27 de abril e 26 de maio, assim como para a mediação feita pela Coreia do Sul para agendar o histórico encontro de Kim com o norte-americano Donald Trump em 12 de junho.

 

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da ANSA