Internacional – Política: Israel bombardeia base militar do Irã na Síria

Israel bombardeia base militar do Irã na Síria

 


Aviões militares de Israel bombardearam na madrugada deste sábado (2) uma base que estava sendo construída pelo Irã nos arredores da capital da Síria, Damasco.

 

 

 

A informação é do jornal israelense “Haaretz”, que cita fontes do regime do presidente do país árabe, Bashar al Assad. Segundo os informantes, o ataque atingiu uma instalação na cidade de Kiswa, a cerca de 13 quilômetros da capital.

 

 

 

As defesas antiaéreas sírias reagiram, dispararam mísseis contra os caças de Israel e, segundo órgãos pró-Assad, conseguiram interceptar duas bombas. No entanto, a ação provocou “danos materiais” na base.

 

 

 

No tabuleiro da guerra civil na Síria, o Irã e o grupo xiita libanês Hezbollah lutam ao lado do regime de Damasco, e sua crescente influência nos acontecimentos no país árabe vem provocando reações não apenas de Israel, como também da Arábia Saudita.

 

 

 

Recentemente, o primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou sua renúncia ao cargo – mais tarde suspensa – durante uma visita a Riad, levantando a suspeita de que ele estaria sendo pressionado pela monarquia saudita.

 

 

 

O objetivo seria desestabilizar o Líbano derrubando o governo de união nacional chefiado por Hariri, que inclui o próprio Hezbollah, considerado um grupo terrorista por Israel.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Ansa