Internacional – Política: Donald Trump chega ao Reino Unido em meio a polêmicas

Donald Trump chega ao Reino Unido em meio a polêmicas – Foto: twitter.com/WhiteHouse

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta segunda-feira (3) uma visita de três dias ao Reino Unido, em meio a polêmicas por conta do Brexit e a uma troca de insultos com o prefeito de Londres, Sadiq Khan.

 

 

A viagem acontece às vésperas da renúncia da primeira-ministra britânica, Theresa May, que abriu mão do cargo após seu fracasso em concluir o processo de retirada do país da União Europeia.

 

 

 

Ainda antes de embarcar, Trump disse que apoiava a indicação do ex-secretário das Relações Exteriores Boris Johnson como novo premier e ainda defendeu um Brexit sem acordo. Questionado sobre se seria “inoportuno” dar declarações sobre esse tema, o presidente afirmou: “Não me façam perguntas se não quiserem que eu responda”.

 

 

 

 

 

 

Trump e a primeira-dama Melania almoçam nesta segunda-feira com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, em Londres, após rumores de que o presidente fez críticas à duquesa de Sussex, Meghan Markle. “Não fiz nenhum comentário feio”, disse o mandatário, a bordo do Air Force One.

 

 

 

Londres

 


 

 

 

Ainda antes do embarque, Trump se envolveu em uma nova polêmica com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, que o chamara de “fascista”. Em resposta, o presidente definiu Khan como “perdedor” e pediu para ele se concentrar na “criminalidade” da capital britânica.

 

 

 

Por sua vez, um porta-voz da Prefeitura afirmou que “Sadiq representa os valores progressistas de Londres no mundo”, enquanto Trump “é o mais vergonhoso exemplo do crescimento da extrema direita” no planeta.

 

 

 

Da Redação com informações provenientes da Ansa