Internacional: Polícia francesa barra mais de mil imigrantes no Eurotúnel

Polícia francesa barra mais de mil imigrantes no Eurotúnel
Polícia francesa barra mais de mil imigrantes no Eurotúnel

 

 

A polícia francesa informou hoje (31) ter impedido, na noite passada, mais de mil tentativas de imigrantes que tentaram chegar ao Reino Unido através do túnel que atravessa o Canal da Mancha.

 

 

“Mais de mil tentativas foram barradas na noite passada, sendo feitas 30 detenções”, disse uma fonte policial citada pela agência de notícias France Press (AFP), acrescentando não haver registro de feridos entre os imigrantes.

 

 

 

 

O governo da França enviou contingente adicional de 120 agentes da polícia para o Porto de Calais, no Norte do país, para enfrentar a crise, que causou dez mortes desde junho.

 

 

 

Os reforços tiveram impacto, uma vez que o número de tentativas de infiltração no Eurotúnel diminuiu mais de 50% em relação ao pico do movimento, no início da semana.

 

 

 

 

Um homem morreu na madrugada de quarta-feira (29), esmagado por um caminhão, quando tentava entrar no túnel.

 

 

 

Um porta-voz da empresa que administra o Eurotúnel declarou à AFP que têm acontecido “muito menos perturbações” com o reforço policial na cidade.

 

 

 

Fonte da polícia admitiu que os reforços ajudaram, mas a pressão dos imigrantes permanece, e “continua a ser difícil lidar com a situação”, apesar da diminuição do número de imigrantes que conseguem entrar nas plataformas.

 

 

 

Cerca de 3 mil pessoas, de países como a Síria, o Sudão e a Eritreia, estão acampadas em Calais, na esperança de atravessar o canal ilegalmente.

 

 

 

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje novas medidas para responder à crise. Dentre elas, ajuda à polícia francesa e mais coordenação com as autoridades daquele país para reduzir a pressão sobre o outro lado da fronteira.

 

 

 
Fonte: Da Redação com informações provenientes de Agências de Notícias e da EBC