Internacional: Papa Francisco cobra “renovação” de cânticos da Igreja Católica.

Papa Francisco cobra “renovação” de cânticos da Igreja Católica.

 

O papa Francisco afirmou no sábado (4) que a Igreja Católica precisa renovar suas músicas litúrgicas e torná-las mais “atuais”, porém destacou que é necessário evitar a “banalidade”.

 

 

 

 

As declarações foram dadas durante um congresso internacional de canções sacras organizado pelo Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano.

 

 

 

 

 

“É necessário fazer com que a música sacra e o canto litúrgico saibam encarnar e traduzir a palavra de Deus em cânticos, sons e harmonias que façam vibrar os corações de nossos contemporâneos, criando também um clima emotivo que suscite o acolhimento e a plena participação no mistério que se celebra”, disse Jorge Bergoglio.

 

 

 

 

Segundo o Papa, é preciso dar uma “preciosa contribuição” à “renovação, sobretudo qualitativa”, das músicas litúrgicas. “Com certeza, o encontro com a modernidade e a introdução das línguas faladas na liturgia levantaram problemas de linguagem, forma e gêneros musicais. Muitas vezes prevaleceram certa mediocridade, superficialidade e banalidade em detrimento da beleza e intensidade das celebrações litúrgicas”, acrescentou.

 

 

 

 

No início de fevereiro, o Pontifício Conselho para a Cultura já havia admitido que o nível e a qualidade dos cantos da Igreja “não respeitam a diversidade cultural” do mundo de hoje.

 

 

 

 

Da Redação com informações da ANSA